CI

Articulação dentro do campo

E no campo de futebol, como será o duelo entre Brasil e Suíça?


Quando o assunto é futebol, os responsáveis pelo sucesso no campo são os jogadores. Mas no agronegócio o campo não é de futebol, mas sim o palco de grandes produções.  A Copa do Mundo inicia no dia 14 de junho e o Brasil entra em campo em busca do título no dia 17 e o seu primeiro adversário é a Suíça.

Tradicional pelos seus Alpes, temperaturas baixas, chocolates e queijos, a Suíça também tem tentado ser conhecida pelo futebol.  Em sua 11ª participação na Copa do Mundo, o time vem com jogadores experientes e que jogam nas principais ligas da Europa.  Já na agricultura, nosso adversário atua com quatro principais objetivos nas políticas agrícolas, como segurança alimentar, produção sustentável da agricultura, cuidados com as paisagens rurais e manter a vida rural.

Para alcançar esses objetivos a suíça adotou um sistema de politicas agrícolas, combinadas com medidas alfandegarias, pagamentos diretos aos agricultores que contribuem para um nível relativamente elevado de apoio à sua agricultura assim como reduzindo os investidores de mercado e aumentando os pagamentos diretos.

Apesar da agricultura participar com apenas 1% do PIB suíço e gerar 4% dos postos de trabalhos, ela é vista como um elemento fundamental para a segurança alimentar como provedor de externalidades positivas, como benefícios ambientais e manutenção de paisagens culturais, que é vista com grande valor pelo povo suíço.  Mesmo que a agricultura desempenhe um papel relativamente pequeno e declinante na economia suíça, o setor é percebido como um elemento importante na manutenção da segurança alimentar e, cada vez mais, como fornecedor de externalidades positivas, como benefícios ambientais e manutenção de paisagens culturais, altamente valorizadas na Suíça.

O papel da agricultura primária na economia suíça é pequeno e sua participação na economia está encolhendo devido ao desenvolvimento dinâmico de outros setores da economia. A parte do valor acrescentado bruto da agricultura no PIB nacional diminuiu de 2,3% em 1990 para 0,7% em 2012. Já em relação ao emprego agrícola também diminuiu neste período de cerca de 4,4% em 1990 para 3,5% em 2012 O alto nível de emprego na agricultura, comparado com sua contribuição para o PIB, indica um nível relativamente baixo de produtividade do trabalho em comparação com os outros setores da economia, especialmente o setor de serviços.

No geral, a Suíça tem sido consistentemente um importador líquido agroalimentar. O setor agrícola suíço produz cerca de 60% do consumo total de alimentos domésticos em calorias.

Tanto nas importações quanto nas exportações, o comércio de agro alimentos é dominado pelos produtos alimentícios processados, enquanto os produtos agrícolas desempenham um papel menor.

O setor agrícola suíço é formado principalmente por fazendas familiares relativamente pequenas. Nas décadas passadas, a agricultura suíça passou por mudanças estruturais semelhantes às de outros países da Europa Ocidental, ou seja, aumento moderado, porém contínuo, do tamanho da propriedade e redução da mão-de-obra na agricultura. A importância relativa da agricultura na economia nacional vem encolhendo.

E no campo de futebol, como será o duelo entre Brasil e Suíça?

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.