CI

Artigo: Responsabilidade é fundamental na hora da crise

Especialista fala sobre a crise financeira e quais passos os investidores devem seguir neste momento


* Reinaldo Domingos
A crise financeira vem mexendo com os ânimos dos investidores brasileiros, principalmente os que são novos nesse tipo de transação. Assim o que fazer se você deixou parte de suas economias na Bolsa de Valores? A preocupação do investidor deve ir muito além do seu dinheiro, existe por trás também toda uma preocupação social.

Assim minha dica é não mexer nas suas ações. Em primeiro lugar é relevante ressaltar a importância e a responsabilidade que nossos investidores brasileiros tem em suas mãos neste momento. Falo isto pelo fato que investir e ganhar dinheiro em ações é algo totalmente normal, todos são sabedores dos riscos, visto que é uma aplicação variável e com características de médio e longo prazo.

É importante observar a responsabilidade social existente por trás do dinheiro investido neste momento, devendo refletir sobre o que é ter ações. As ações são parte de uma estratégia de captação de recursos financeiros das companhias e, ao captar esses recursos, elas investem em seu crescimento de acordo com seu planejamento estratégico. Os investidores ao comprarem ações estão acreditando nas empresas, além de pagarem dividendos e juros sobre capitais, se transformando assim em um acionista.

Assim, antes de sair vendendo suas ações o investidor deverá pensar que esta atitude poderá causar grandes danos nestas companhias que poderão paralisar e até comprometer os investimentos já planejados. Desencadeando com isso uma grande crise econômica, com reflexo em toda a sociedade já que gerará desemprego, recessão e um grande colapso no sistema financeiro.

Nesse momento é fundamental acreditar e depositar a confiança necessária nas bolsas de valores. Além disto, outro motivo é que isso pode ocasionar grandes prejuízos, pois a tendência depois dessas baixas é que as ações se estabilizem e voltem a subir com o passar dos meses.

Também é importante ainda ressaltar que o momento pode ser de comprar ações e não vender visto que os preços estão bastante convidativos e com uma boa orientação dês nossas corretoras de valores, poderemos além de comprar com preços baixos, poderemos ainda baixar o custo de nossas atuais ações, possibilitando com isso um preço médio por ação, mas também alerto que adquira ações de primeira linha de grandes corporações.

Já para quem não investe na bolsa, esse é o momento para evitar endividamentos, como financiamentos de carros e casas, por causa da tendência de alta de juros, o que causará grande aumento dos valores das parcelas. Além disso, é hora de repensar sua vida financeira para que tenha todos seus gastos e ganhos detalhados, evitando que o impacto da dívida seja menor em sua vida. Mas, ressalto que essa crise não é motivo para as pessoas entrarem em pânico, muito pelo contrário, é hora de ter calma e transformar esse momento difícil no marco para mudança da nossa educação financeira. É importante ter em mente que atrás de uma crise, sempre há grandes oportunidades. As informações são da assessoria de imprensa do DiSOP Instituto de Educação Financeira.

*Reinaldo Domingos - consultor e terapeuta financeiro. Também é autor do livro “Terapia Financeira -(Editora Gente) (www.terapiafinanceira.com.br), e presidente do DiSOP Instituto de Educação Financeira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.