CI

Artigo do presidente: Fundecitrus e seus quarenta anos

Demandas continuamente surgem e novos conhecimentos são necessários


Quarenta anos é um momento marcante e simbólico que nos leva a refletir sobre os caminhos percorridos, sobre as decisões tomadas e os resultados alcançados. É nossa responsabilidade garantir que as lições aprendidas no enfrentamento dos desafios serão paradigmas a serem vencidos, nos caminhos adiante no tempo, em cenários desafiantes de um mundo em frequente mutação.

A compreensão de sua necessidade, pelo setor privado, citricultores e indústrias transformadoras, nasceu com o desafio do cancro cítrico, a grande ameaça, na época para essa cadeia produtiva. O Fundecitrus avançou passo a passo no âmbito de sua estratégia com criatividade e inovação sem deixar de ser audacioso nas conquistas técnicas e científicas. Aberto à busca da competência interna ou formando parcerias valorizando o capital humano foi possível contribuir para uma citricultura continuamente competitiva pela qualidade e pela busca da sustentabilidade.

Os resultados estão ao alcance de todos. O Fundecitrus é hoje uma das instituições mais importantes do mundo em pesquisas em citros e tem sido protagonista essencial no desenvolvimento da citricultura nas diferentes condições climáticas, culturais e sociais.

Não foram poucos os desafios agronômicos que, aliados aos ciclos econômicos, tiveram de ser vencidos na política de supressão ao cancro cítrico e outros desafios fitossanitários e tecnológicos que surgiram ao longo desses quarenta anos. Felizmente, o capital intelectual e institucional desenvolvidos permitiram que os conhecimentos dessem suporte às nossas ações de forma eficaz nos momentos mais difíceis.

Os resultados, entre outros, no combate à Xylella fastidiosa, à morte súbita dos citros, à pinta preta e à podridão floral foram lastreados por conhecimentos gerados, internamente ou em colaboração, e hoje fazem parte dos processos produtivos no brasil e no exterior.

O greening surgiu como a ameaça de tudo ou nada na citricultura. Não obstante a complexidade da associação bactéria, vetor e  a cultura do citros em nossa sociedade podemos de dizer, com muito orgulho, que somos um dos poucos países que têm condições de enfrentar com sucesso a doença.

Demandas continuamente surgem e novos conhecimentos são necessários. Novos projetos na área da genética, na busca por cultivares com resistência ou tolerância às doenças e pragas ou repelência aos vetores. Avançamos no conhecimento de técnicas de manipulação genética e avançamos  no controle biológico. Conscientes dos desafios de um mercado competitivo e exigente, o Fundecitrus respondeu a um desejo antigo de conhecer com detalhes e confiabilidade o perfil de nossa citricultura e ter informações independentes e confiáveis das safras.

O Fundecitrus trabalha em diferentes cenários, juntamente com os citricultores, para vencer gargalos na sua sustentabilidade e competitividade. A visão estratégica da cadeia produtiva de citros precisa ser ampliada para responder a um mercado exigente em qualidade e sustentabilidade e maximizar os conhecimentos disponíveis ou necessários pelas suas características. A recuperação do suco como alimento saudável exige ações para estimular o seu uso como produto natural. O greening continuará a exigir muita dedicação dos  citricultores e pesquisadores, porém a convicção de que a citricultura se manterá competitiva e sustentável. Permito-me ressaltar a recente conquista pela descoberta de feromônio que atrai o psilídeo.

Novas tecnologias estarão incorporadas ao processo produtivo permitindo o reconhecimento da cultura como sustentável respeitando as boas práticas comerciais, sociais e ambientais. A colheita mecânica será alcançada  reduzindo os custos e atendendo o cenário de falta de mão de obra previsível  em futuro próximo. O uso de baixo volume das pulverizações com eficácia preservará as águas, bem cada vez mais escasso e novas estratégias de plantio e manejo estarão disponíveis.

Esse universo que se projeta terá como consequência uma equipe de técnicos e trabalhadores qualificada na produção sustentável, com segurança no trabalho e preservação ambiental. A consciencientização dos citricultores é fundamental no apoio à continuidade das pesquisas pois os problemas existentes não poderão ser enfrentados com os conhecimentos que os geraram. A participação dos citricultores na construção e revisão das estratégias é fundamental pois novas demandas precisam ser compatibilizadas com a contribuição de nossos mantenedores.

O Fundecitrus trabalha com visão empresarial em busca de resultados para atender às necessidades. Consequentemente fazemos todos os esforços para obter o máximo com o mínimo despendidos. Não perdemos de vista a relação custo-benefício em nossas decisões e as demandas presentes e de longo prazo. A compreensão pelos citricultores, do nosso compromisso institucional e responsabilidade ética, definirá a extensão de nossos trabalhos.

Não poderíamos deixar de destacar a dedicação do corpo funcional, do conselho deliberativo e particularmente dos citricultores que contribuíram e contribuem para o alcance de nossas metas. Temos a consciência de que a busca por resultados dependerá em muito do envolvimento dos citricultores na continua avaliação da missão e das estratégias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.