As dúvidas de produtor de peixes sobre cuidados com viveiros
CI
Imagem: Divulgação
PISCICULTURA

As dúvidas de produtor de peixes sobre cuidados com viveiros

Senar visitou a produção de peixes do produtor para tirar suas dúvidas sobre a limpeza e troca de água dos tanques
Por:

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) visitou a produção de peixes do produtor Ebenezoete da Luz Sousa, em Barreiras (BA), para tirar suas dúvidas sobre a limpeza e troca de água dos tanques. A técnica de campo Tâmara Lopes explicou que, em relação à renovação de água, o recomendado é colocar água nos viveiros apenas para suprir o que se perde por evaporação ou por infiltração. “Mas isso vai depender muito do tipo de sistema. Quanto maior a densidade de estocagem (peixes por metro quadrado), maior vai ter que ser a renovação de água.”

Segundo a técnica, a renovação é necessária para manter os parâmetros de qualidade da água como oxigênio, eliminação da amônia e transparência da água.

"Normalmente o que se recomenda é que seja feito uma renovação de 5 a 10% do volume total do viveiro".

Sobre a limpeza, Tâmara explicou que toda vez que for fazer a despesca (retirada dos peixes) é importante esvaziar o tanque e fazer a desinfecção dos viveiros.

“E se for necessário, dependendo da qualidade da água, fazer a adubação desse viveiro. A quantidade de sedimentos que será encontrado no tanque vai depender muito da quantidade de peixes que se coloca por metro quadrado. Quem vai dizer a quantidade de peixes ou quilos por metro quadrado é o seu tipo de sistema de produção".

O produtor perguntou ainda sobre o período para troca de água dos viveiros. De acordo com a técnica de campo, quando não se tem o equipamento ou o acompanhamento técnico necessário, o produtor precisa fazer a observação do tanque e da coloração dele.

“Daí você poderá fazer essa renovação diariamente se for necessário, mas quem vai dizer isso serão os parâmetros de qualidade de água como a turbidez, que é o quanto a água está transparente ou não. O recomendado é que seja uma transparência de 30 a 40 cm”.

A visita foi tema do quadro Senar Visita, exibida no programa Nosso Agro de sábado (9). Assista na íntegra.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.