CI

As exportações de soja atingiram recorde no 1º semestre

O maior volume exportado está atrelado ao recorde na produção do estado e à quebra da safra sul-americana


Foto: Divulgação

Os envios de soja chegaram ao acumulado de 20,12 milhões de t no 1º semestre, incremento de 0,72% ante o mesmo período do ano passado. O maior volume exportado está atrelado ao recorde na produção do estado e à quebra da safra sul-americana. Entre os principais compradores da oleaginosa, destaque para a China, que, apesar do menor apetite observado nos últimos meses devido à política de zero Covid-19, o acumulado dos envios avançou 11,03% no comparativo anual.

De acordo com o relatório semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) , a representatividade da China aumentou 9,85 p.p. no 1° semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, participando em 2022 com 57,64% das compras da soja de Mato Grosso. Por fim, é historicamente observada uma redução nos envios no 2º semestre devido à menor oferta do grão, no entanto, com o atraso na venda da soja neste ano e com o dólar apresentando trajetória de valorização, as exportações para os próximos seis meses poderão presentar novo recorde para o período

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.