CI

As peculiaridades da ferrugem asiática da nova safra da soja

É valido ressaltar que o plantio da safra deste ano reflete uma situação atípica


Foto: AgrolinkFito

Por Marcelo Madalosso*

A cultura da soja no Brasil segue considerada como a principal em extensão de área e volume de produção. Segundo maior produtor mundial, atrás apenas dos EUA, o Brasil teve na safra 2016/2017 uma produtividade média de 3.362 kg por hectare (Fonte: Embrapa). Dados recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a produção brasileira na temporada 2019/2020 deverá ficar em 121,09 milhões de toneladas. Se a projeção se confirmar, haverá um aumento de 5,3% quando comparado à temporada anterior (2018/2019).

Diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001, a ferrugem asiática - causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi - segue como uma das principais preocupações do produtor de soja. Seu principal dano é a desfolha precoce, o que impede a completa formação dos grãos e, consequentemente, causa a redução da produtividade.

Em termos climáticos, a falta de chuva já comprometeu o início da safra 2019/2020, que teve seu início tardio em estados como Santa Catarina e em um de nossos vizinhos latinos, o Paraguai. Desta forma, a atenção direcionada para a soja deve ser redobrada uma vez que o patógeno se desloca pelo ar e, principalmente, nessa época é muito comum que se espalhe rapidamente por conta dos ventos. Já no início de dezembro, os três estados do Sul do país (RS, SC e PR) confirmaram registro dos primeiros focos de ferrugem asiática. A doença, no entanto, ocorrerá em praticamente todas as regiões produtoras de soja do país.

É valido ressaltar que o plantio da safra deste ano reflete uma situação atípica. Da mesma forma, obter cultivares resistentes à ferrugem asiática é um processo bastante complexo, devido à alta variabilidade do fungo. Assim, como qualquer tipo de cultivo, a soja requer inúmeros cuidados para que seja viável obter resultados positivos.

Considerando todo o cenário, é essencial que o produtor tenha bastante atenção na aplicação dos fungicidas. É muito importante atentar-se ao início das aplicações, porque se houver alta incidência de umidade, a ferrugem pode se intensificar e causar grandes danos à produtividade.

Com o equilíbrio na equação de clima favorável, sementes de alta performance e proteção adequada às culturas, seguiremos unindo esforços para que as previsões e expectativas de novos recordes sejam cumpridas ao final dessa safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.