CI

As plantas estão em contato com o mundo que as rodeia

"Fomos capazes de demonstrar que esta resposta não foi causada por qualquer composto ativo"


Um estudo realizado pela Universidade da Austrália Ocidental e publicado na revista Plant Physiology, indicou que as plantas estão constantemente em contato com o mundo que as rodeia. Isso significa que as plantas demonstram uma reação quando a chuva cai sobre as suas folhas ou quando elas são tocadas, sugerindo que elas estão muito conscientes do que está acontecendo com elas. 

De acordo com o pesquisador Dr. Olivier Van Aken, da Universidade, enquanto nada tocava as plantas não era visível nenhum tipo de resposta, mas quando eles tocaram, o seu "feedback tátil" lançou uma cascata de sinalização dentro das folhas que as prepararam para o futuro. 

Os pesquisadores inicialmente observaram uma mudança na expressão de milhares de genes de plantas quando as plantas foram pulverizadas com água. A resposta dramática ocorreu dentro de minutos do spray e parou em meia hora. "Fomos capazes de demonstrar que esta resposta não foi causada por qualquer composto ativo no spray, mas por contato físico causado por gotas de água que caiu sobre a superfície da folha", disse Van Aken. 

Nesse cenário, os pesquisadores examinaram o que mais poderia desencadear tal resposta nas plantas. Eles descobriram que os resultados também poderiam ser produzidos batendo nas plantas ou tocando-as com pinças. Uma resposta similar também foi causada por uma súbita sombra que caiu sobre a planta, limitando seu suprimento de luz. 

"Ao contrário dos animais, as plantas não podem escapar de condições prejudiciais. Em vez disso, as plantas parecem ter desenvolvido sistemas complexos de defesa contra o estresse para detectar seu ambiente e ajudá-los a detectar o perigo e responder adequadamente ", conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.