CI

As principais demandas do setor florestal

A CNA reuniu representantes para discutir as principais demandas do setor na terça (10)


Foto: Divulgação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu, na terça (10), os representantes da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura para discutir as principais demandas do setor florestal. O novo presidente do colegiado, Moacir Reis, participou do encontro e destacou a importância da comissão. “Estamos fazendo um trabalho importante envolvendo as federações e os produtores. Estamos à disposição para discutir os assuntos que defendem o produtor”.

A assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, apresentou o plano de ação da Comissão, que tem pautas como a estruturação do mercado de carbono para espécies florestais cultivadas e a ampliação do uso de fontes renováveis na matriz energética brasileira.

Também fazem parte da lista de prioridades a otimização da produção e a ampliação da competitividade da borracha natural brasileira. Segundo Eduarda, em relação a essa cadeia, as principais ações são a discussão dos parâmetros de mercado da borracha natural, além da promoção e do apoio à realização de cursos e treinamentos de certificação para a produção integrada da borracha natural no Brasil.

Outro tema da pauta da reunião foi a apresentação das ações e resultados do “Projeto Florestas Energéticas” da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Segundo o pesquisador Guilherme de Castro, o objetivo do projeto foi desenvolver, otimizar e viabilizar alternativas ao uso de fontes energéticas tradicionais não renováveis por meio da biomassa de plantações florestais, contribuindo para a ampliação da matriz energética nacional de forma sustentável.

Também foram apresentadas a metodologia e a sistematização de informações do setor florestal de Santa Catarina, além de um panorama da produção e das tendências de consumo, pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR).

Por fim, foi apresentada aos membros da Comissão a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, promovida pela Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.