CI

Asgav exige liberação de embarques para Rússia

As exportações de frango estão suspensas em razão do foco de Newcastle no RS


A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) enviou nesta terça-feira (23-01) solicitação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que adote as providências necessárias a fim de garantir a reabertura das exportações de carne de frango para a Rússia, suspensas desde o ano passado por causa da ocorrência do foco de Newcastle no Estado.

A Asgav pondera que a Nota Técnica do Departamento de Saúde Animal esclarece que o Certificado Sanitário existente com a Rússia considera o dia 08 de julho de 2006 como data-base para a contagem do período de seis meses de carência para a retomada das exportações. O Rio Grande do Sul, portanto, já pode voltar a vender para a Rússia. É aguardado apenas o posicionamento oficial do governo russo que depende informações do Mapa para liberar as exportações. O país responde por cerca de 10% das exportações gaúchas.

“Esperamos agora, contar com a agilidade e o prestígio do Ministério da Agricultura perante o governo russo, para que possamos de forma justa e competitiva voltar a exportar para aquele mercado de relevante importância para a avicultura do Rio Grande do Sul”, afirma o presidente em exercício da Asgav, Luiz Fernando Ross. As informações são da assessoria de imprensa da Asgav.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.