CI

Ásia forma maior bloco comercial do mundo

Parceria surpreende ao integrar 15 países da Ásia do Leste e Sudeste e da Oceania


Foto: Pixabay

A Ásia e a Oceania surpreenderam ao anunciar a assinatura do RCEP, “Parceria Regional Econômica Abrangente” (Regional Comprehensive Economic Partnership, em inglês). A parceria que cria o maior bloco comercial do mundo foi firmada nesta segunda-feira (16), em Hanói, capital do Vietnã, depois de oito anos de discussão.

São quinze países participantes, apoiados pela China e que excluem os Estados Unidos. China, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia assinaram o pacto, juntamente com os dez países que compõem a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) - Indonésia, Tailândia, Singapura, Malásia, Filipinas, Vietnã, Myanmar, Camboja, Laos e Brunei. A Índia, que decidiu abandonar as negociações no ano passado devido ao temor de que produtos chineses baratos inundem seu mercado, terá a possibilidade de se incorporar à RCEP no futuro, se quiser.

Os países membros somam 2,2 bilhões de habitantes ou quase um terço da população mundial e 30% do PIB mundial (USD 26 trilhões). O RCEP visa reduzir progressivamente as tarifas em muitas áreas nos próximos anos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.