CI

Ásia poderá enfrentar nova crise de arroz

Instituto alerta que os preços do arroz poderão aumentar de forma acentuada


A região asiática corre o risco de enfrentar uma nova crise de arroz devido à ausência de oferta deste cereal que tem feito subir o preço de outros alimentos, indica nesta sexta-feira (27-05) um relatório do Instituto Internacional da Investigação do Arroz.

Com sede em Manila, o instituto alerta no documento que os preços do arroz poderão aumentar de forma acentuada caso ocorra uma febre consumista do cereal em alguns países e perante a subida do preço de outros alimentos como o trigo, açúcar e do milho.

O preço do trigo subiu 121 por cento no último ano, o do milho 92 por cento e o do açúcar 80 por cento, enquanto o arroz aumentou apenas 17 por cento devido às boas colheitas.

O instituto alerta, contudo, que a compra compulsiva de arroz por parte dos países consumidores para a suprir a carência de outros alimentos “pode levar o mercado a um descontrolo idêntico ao de 2008”.

Entre Dezembro de 2007 e Abril de 2008, o preço do arroz triplicou com a tonelada do cereal a passar de 362 dólares para cerca de mil dólares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.