Assembléia do RS pede comissão de bioenergia

Agronegócio

Assembléia do RS pede comissão de bioenergia

O relatório da Subcomissão de Cana-de-Açúcar, Álcool e Etanol, que será votado na semana que vem, irá propôr a criação de uma Comissão Especial de Bioenergia ao Executivo
Por:
117 acessos

O relatório da Subcomissão de Cana-de-Açúcar, Álcool e Etanol, que será votado na semana que vem, irá propôr a criação de uma Comissão Especial de Bioenergia ao Executivo. A sugestão foi antecipada, quinta-feira (02-08), pelo deputado Heitor Schuch, durante o Seminário Potencial Energético do RS, na AL. Segundo o parlamentar, que é relator da subcomissão, o objetivo é "dar o rumo" aos produtores.

A expectativa é tornar o Estado auto-suficiente em etanol, o que poderia ocorrer num prazo entre oito e dez anos. Por enquanto, a importação de álcool é de 98% (R$ 1,3 bilhão por ano), o cultivo é de 35 mil hectares de cana e a produtividade, 28 toneladas/ha. "Seria alternativa para pelo menos 400 mil pequenos propriedades. O fato é que o agricultor está disposto a plantar, desde que tenha para quem vender e como vender. O Estado deve ajudar neste sentido", completou.

Com potencial de crescimento de 10% ao ano, a produção de cana pode encontrar terreno fértil no RS. Na avaliação do coordenador geral de açúcar e álcool do Mapa, Alexandre Strapasson, o Estado tem regiões propícias "basta que sejam seguidos critérios para evitar riscos".


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink