Associação Catarinense quer fortalecer qualificação do produtor suinícola
CI
Agronegócio

Associação Catarinense quer fortalecer qualificação do produtor suinícola

Com participação intensa no evento, entidade suinícola catarinense vai divulgar parceria com o Senar, que resultou em cursos aos suinocultores
Por:
Com participação intensa no evento, entidade suinícola catarinense vai divulgar parceria com o Senar, que resultou em cursos aos suinocultores. A ACCS ainda deve destacar a importância da prática das compras coletivas entre os produtores durante a AveSui.


Transformar o pequeno suinocultor catarinense em um empresário rural. Esse é um dos objetivos da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), que participa entre os dias 14 e 16 de maio da Avesui 2013, do evento mais importante das cadeias produtivas de aves e suínos da América Latina, realizado este ano no Centro de Convenções (Centrosul), em Florianópolis. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a ACCS pretende qualificar cerca de 2.500 produtores de Santa Catarina em 2013.

No estande da ACCS, os participantes da feira terão oportunidade de conhecer e se inscrever no curso de Gestão de Propriedades Rurais, baseado no conceito 5S, oferecido em várias regiões do Estado. Até o final do ano, a previsão é ministrar 118 cursos, que são gratuitos e têm duração de 8 horas.

A associação pretende mostrar porque a melhoria das práticas de gestão é o caminho certo para incrementar os resultados do negócio e reverter o cenário de crise no setor em Santa Catarina, que é responsável por 25% da produção nacional. “O pequeno produtor não tem mão de obra disponível. Ele é ao mesmo tempo o vendedor, o comprador, o roçador. É preciso saber administrar tudo isso”, afirma o o presidente da associação, Losivanio Luiz de Lorenzi.

Outro desafio, segundo o dirigente, é quebrar o paradigma de uma herança da colonização europeia. “Antigamente, ganhava-se dinheiro com caminhão de porco, não tinha custo com ração, energia elétrica. Hoje não há mais viabilidade para a pequena escala. Tem que se pensar como empresa”, explica.

Compras coletivas e sustentabilidade
Na Avesui 2013, a ACCS vai abordar ainda a importância da prática das compras coletivas entre os produtores. Ou seja, com a união dos suinocultores, é possível realizar compras de insumos em comum conjuntamente, o que diminui os custos de produção. As práticas sustentáveis também serão tema no estande da associação, principalmente, no que diz respeito à utilização dos dejetos para geração de energia.

A ACCS está mobilizando entidades e outras instituições ligadas ao setor para participarem a feira. “Para o suinocultor, a presença no evento é importante pela troca de informações, participação em palestras e conhecimento agregado. Mesmo com toda a crise no setor, que tem inviabilizado investimentos. Assim, quando tiver oportunidade, o produtor saberá o melhor caminho a seguir”, explica Losivanio Luiz de Lorenzi.

Ponto de encontro da avicultura e suinocultura

A AveSui 2013 deve reunir mais de 150 empresas nacionais e internacionais do setor. Em sua última edição, realizada em São Paulo, a feira atraiu mais de 19 mil visitantes de vários países como Argentina, Colômbia, México, Argélia, Nigéria, Estados Unidos, China, Bélgica, África do Sul, Holanda, França, Paquistão e Egito.
Na AveSui 2013, as principais empresas dos mais diferentes setores da indústria avícola e suinícola expõem e lançam seus produtos e tecnologias – além de seminários técnicos completos e de cursos práticos, onde renomados especialistas debatem e articulam os principais assuntos e diretrizes dessas cadeias no Brasil e no mundo.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.