CI

Associação Paulista de Avicultura destaca parceria com Governo do Estado para superar a crise em 2016

Secretário lembrou ainda que “a avicultura paulista é de alta produtividade e expoente do ponto de vista sanitário"


Secretário lembrou ainda que “a avicultura paulista é de alta produtividade e expoente do ponto de vista sanitário"

A união entre o setor avícola paulista e o Governo do Estado de São Paulo foi a grande responsável pela manutenção dos bons índices da avicultura em 2016, mesmo em um cenário de crise econômica. Durante a confraternização de fim de ano da Associação Paulista de Avicultura (APA), no último dia 19, na Capital, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, representou o governador Geraldo Alckmin e destacou que essas parcerias são a chave para superar momentos delicados para a agropecuária.

Com um 2016 registrando preços altos de insumos – principalmente o milho – e baixos valores de comercialização, os avicultores tiveram no poder público o apoio para manter sua produtividade e suas vendas. De acordo com o presidente da APA, Érico Pozzer, a expectativa de crescimento para este ano era entre 3% e 4%, mas não ocorreu.

Pozzer destacou que mesmo em um cenário não propício, os avicultores mantiveram a mesma produção de 2015, não diminuíram seu ritmo de trabalho. “Nós temos que evidenciar um esforço enorme por parte do secretário Arnaldo Jardim em apoiar o setor. Temos certeza que de tanto o secretário quanto o governador Geraldo Alckmin sabem da importância da avicultura e por isso nos dão todo o apoio para continuarmos na luta”, apontou o presidente.

Foram ações como os seminários regionais de prevenção à entrada da influenza aviária nos planteis paulistas e decretos que facilitaram o cotidiano produtivo. “O secretário Arnaldo Jardim tem nos dado todo o apoio porque entende as nossas demandas”, elogia Pozzer, enumerando em 50 mil o total de empregos gerados com avicultura de corte, de postura, fábricas de ração, casas genéticas e abatedouros paulistas.

Uma importância não apenas econômica por gerar emprego e renda e contribuir para a balança comercial, mas também social por ser a carne de frango uma das mais acessíveis proteínas para a alimentação da população brasileira. “Gostaria de, em nome do governador Geraldo Alckmin, agradecer a perseverança de vocês mesmo em momentos difíceis. Vocês acreditaram que era possível superar os problemas”, disse Arnaldo Jardim.

O secretário lembrou ainda que “a avicultura paulista é de alta produtividade e expoente do ponto de vista sanitário”, classificando a parceria entre os setores público e privado como “a chave do sucesso para questões como o desafio da produtividade e a abertura de mercado para o setor”.

Um trabalho em conjunto também com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representado no evento por Francisco Jardim, superintendente no Estado de São Paulo. “O Brasil está acima da crise e vocês avicultores demonstram isso. Precisamos continuar acreditando no Brasil”, conclamou.

Próximas

A parceria entre governo e associações é importante porque entidades de classe conseguem antecipar demandas que o poder público ainda não foi capaz de identificar. Isso ocorre porque elas estão mais próximas dos clientes internacionais, da produção, da logística envolvida na operação. Conseguem perceber problemas e trazê-los à tona para o setor público tentar equacionar de uma forma que seja favorável para o fortalecimento dos negócios.

“As associações são imprescindíveis em todos os segmentos. E a APA sempre foi parceira da Secretaria de Agricultura, está presente nas Câmaras Setoriais, constantemente encaminha para o Governo do Estado demandas muito consistentes”, lembrou Celso Vegro, diretor do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria (IEA). De acordo com dados do IEA, em 2015 o setor avícola paulista produziu 1.588.652.109,50 quilos de carne de frango.

Para 2017, os objetivos da Associação Paulista de Avicultura incluem a manutenção do status sanitário dos planteis, livres de doenças, e alcançar melhores produtividade e comercialização para que as empresas possam continuar aprimorando seus equipamentos, modernizando e empregando.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.