CI

Associações assinam documento para criação de conselho no setor citrícola

Objetivo é estabelecer políticas e diretrizes para a cadeia produtiva


Objetivo é estabelecer políticas e diretrizes para a cadeia produtiva da laranja

Representantes do setor citrícola assinaram nesta segunda-feira, 25, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na capital paulista, documento decisivo para a formação do Consecitrus. Em reunião dirigida pelo secretário João Sampaio, a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), a Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Associação Brasileira de Citricultores Associtrus), pelo lado os produtores, e a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), representando as indústrias de suco de laranja, firmaram o compromisso por meio de um protocolo de intenções.

Com a assinatura, as entidades declaram a decisão de criar o conselho com o objetivo de estabelecer políticas e diretrizes para a cadeia produtiva de laranja. O documento é resultado de nove encontros realizados entre o setor e a Secretaria de Agricultura neste ano. Desde 2007, o secretário tem conversado com produtores e indústrias para que fosse criado um ambiente de convivência para tratar os assuntos da citricultura, de pragas à remuneração nos elos do segmento.

Segundo o secretário, o próximo passo será fechar o texto final do estatuto do Consecitrus. No documento também foi colocado que as associações de produtores deverão discutir entre si e junto aos citricultores que desejarem participar a sua forma de representação.

Assinaram o documento o secretário João Sampaio; o secretário-adjunto da Pasta, Antonio Julio Junqueira de Queiroz; Marco Antonio dos Santos, da Mesa Diretora da Citricultura da Faesp; Gastão Crocco, da SRB; Douglas Eric Kowarick, da Associtrus; e Christian Lohbauer, da CitrusBR.

A próxima reunião deverá acontecer em 8 de novembro (a confirmar), quando começará a ser detalhado o estatuto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.