Associativismo tocantinense cresce 4,8% em 2011

Agronegócio

Associativismo tocantinense cresce 4,8% em 2011

Além do apoio logístico há 1.386 agricultores familiares e técnicos que participaram das palestras e das orientações tecnológicas apresentadas na Agrotins 2011
Por:
1095 acessos

Nos últimos anos, tem crescido consideravelmente o movimento de pessoas, organizando-se em associações e cooperativas para fomentar o desenvolvimento econômico e social do País. No Tocantins não é diferente e para contribuir com a criação e a gestão operacional dessas entidades, a Diretoria de Fomento e Fortalecimento ao Cooperativismo e Associativismo Rural da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, realizou o cadastramento de 40 associações e colaborou com a constituição de mais três entidades ligadas ao agronegócio em 2011, saltando de 886 para 929 associações, perfazendo um aumento de 4, 8%. Ao longo do ano passado essas instituições receberam orientações e capacitações sobre as atividades do setor agropecuário.

De acordo com informações da Diretora de Fomento e Fortalecimento ao Cooperativismo e Associativismo Rural, Mariella Silva Gontijo, dentre os eventos promovidos pela Seagro estão palestras nos municípios de Gurupi, Palmas, Palmeiras do Tocantins e Paraíso do Tocantins, o V Encontro Estadual de Cooperativismo, realizado em parceria com a OCB/Sescoop/TO. Além do apoio logístico há 1.386 agricultores familiares e técnicos que participaram das palestras e das orientações tecnológicas apresentadas na Agrotins 2011.

Para o presidente da Coap – Cooperativa dos Apicultores e Meliponicultores de Palmas, Antonildo Alexandre Medeiros, o apoio da Seagro na realização de eventos de capacitação e divulgação da atividade no setor foram fundamentais para impulsionar o crescimento do setor no Tocantins. “Essa parceria com a Secretaria da Agricultura foi muito importante para a evolução da nossa atividade. Contribuiu para estimular e resgatar o interesse dos apicultores em continuar trabalhando e acreditando no crescimento da atividade no Tocantins”, afirmou.

O presidente da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, Ricardo Khouri também é da mesma opinião do presidente da Cooperativa de Apicultores, em relação à parceria da Seagro com a entidade. “Esse trabalho de parceria, em 2011, possibilitou a realização do I Simpósio da Cultura da Cana- de- Açúcar, em Pedro Afonso, dentre outros eventos”, disse Khouri.

Para o secretário executivo da Secretaria da Agricultura, Ruiter Padua, o trabalho coletivo entre os pequenos e médios produtores, por meio do cooperativismo é fundamental para o desenvolvimento do setor e comercialização da produção. “O sistema de cooperativismo é essencial para o crescimento e consolidação da atividade. É importante o produtor se conscientizar de que com o tempo, o trabalho coletivo vai melhorar sua qualidade de vida com o aumento de seus recursos econômicos”, considerou.

Padua ressalta que a Diretoria de Fomento e Fortalecimento ao Cooperativismo e Associativismo Rural foi instituída na Secretaria com o propósito de oferecer suporte e orientações necessárias para as instituições ligadas ao agronegócio.

Assim, como a Seagro, outras instituições também oferecem capacitação e suporte administrativo para as associações e cooperativas do setor agropecuário, sem qualquer custo, como a Faet– Federação da Agricultura do Estado do Tocantins, a Fetaet – Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Tocantins e a OCB/ Sescoop– Organização das Cooperativas Brasileira e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, que dentre suas atribuições está a promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. Além de outras instituições.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink