CI

Atenção para relação custo e produção

Produtores e equipe tiveram contato com informações sobre as boas práticas


Especialistas de importantes centros de pesquisas, como Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Instituto Agronômico (IAC), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Instituto Internacional de Nutrição de Plantas (IPNI), entre outros, apresentaram informações técnicas de cunho prático sobre o uso correto dos fertilizantes durante o I Simpósio Regional IPNI Brasil sobre Boas Práticas para Uso Eficiente de Fertilizantes, realizado pela Fundação MT e IPNI, em Sorriso, a 412 km de Cuiabá.


Segundo os especialistas, com a elevação dos preços dos insumos, aumento do custo de produção, da pressão social pela produção com responsabilidade ambiental, é cada vez mais necessário saber utilizar adequadamente os insumos agrícolas.

No evento, produtores e equipe tiveram contato com informações sobre as boas práticas. De acordo com o coordenador do Simpósio, o pesquisador da Fundação MT, Eros Francisco, "é possível otimizar produtos e recursos, bem como as tecnologias disponíveis no mercado. Segundo ele, o objetivo é contribuir com o produtor que quer plantar e colher de forma sustentável e rentável. Basta que ele tenha em mãos as ferramentas e informações corretas".

Foram mostrados trabalhos exclusivos sobre o uso adequado dos insumos agrícolas no sistema de produção com algodão, milho e soja, com intuito de ajudar o produtor na tomada de decisão. Entre outros fatores, cabe a ele saber que práticas da calagem e adubação assumem lugar destaque. Para que esse objetivo seja atingido, cabe ao agricultor a aplicação de conceitos básicos que envolvem a eficiência dos fertilizantes e corretivos agrícolas, bem como o comportamento deles no sistema solo/planta/atmosfera com o intuito de maximizar os retornos sobre os investimentos pelo uso desses insumos.


O que se observa, entretanto, é que muitas vezes esses conceitos básicos, talvez por falta de conhecimento ou pela sua simplicidade, não são aplicados pelos agricultores, levando, muitas vezes, a níveis extremamente baixos de eficiência dos fertilizantes e corretivos agrícolas aplicados. O objetivo deste trabalho, portanto, é focar os aspectos básicos do uso eficiente de fertilizantes e corretivos agrícolas que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no processo com detalhamento do manejo para o melhor aproveitamento dos nutrientes contidos nesses insumos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.