Atenção para relação custo e produção

Agronegócio

Atenção para relação custo e produção

Produtores e equipe tiveram contato com informações sobre as boas práticas
Por:
1389 acessos
Especialistas de importantes centros de pesquisas, como Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Instituto Agronômico (IAC), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Instituto Internacional de Nutrição de Plantas (IPNI), entre outros, apresentaram informações técnicas de cunho prático sobre o uso correto dos fertilizantes durante o I Simpósio Regional IPNI Brasil sobre Boas Práticas para Uso Eficiente de Fertilizantes, realizado pela Fundação MT e IPNI, em Sorriso, a 412 km de Cuiabá.


Segundo os especialistas, com a elevação dos preços dos insumos, aumento do custo de produção, da pressão social pela produção com responsabilidade ambiental, é cada vez mais necessário saber utilizar adequadamente os insumos agrícolas.

No evento, produtores e equipe tiveram contato com informações sobre as boas práticas. De acordo com o coordenador do Simpósio, o pesquisador da Fundação MT, Eros Francisco, "é possível otimizar produtos e recursos, bem como as tecnologias disponíveis no mercado. Segundo ele, o objetivo é contribuir com o produtor que quer plantar e colher de forma sustentável e rentável. Basta que ele tenha em mãos as ferramentas e informações corretas".


Foram mostrados trabalhos exclusivos sobre o uso adequado dos insumos agrícolas no sistema de produção com algodão, milho e soja, com intuito de ajudar o produtor na tomada de decisão. Entre outros fatores, cabe a ele saber que práticas da calagem e adubação assumem lugar destaque. Para que esse objetivo seja atingido, cabe ao agricultor a aplicação de conceitos básicos que envolvem a eficiência dos fertilizantes e corretivos agrícolas, bem como o comportamento deles no sistema solo/planta/atmosfera com o intuito de maximizar os retornos sobre os investimentos pelo uso desses insumos.


O que se observa, entretanto, é que muitas vezes esses conceitos básicos, talvez por falta de conhecimento ou pela sua simplicidade, não são aplicados pelos agricultores, levando, muitas vezes, a níveis extremamente baixos de eficiência dos fertilizantes e corretivos agrícolas aplicados. O objetivo deste trabalho, portanto, é focar os aspectos básicos do uso eficiente de fertilizantes e corretivos agrícolas que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no processo com detalhamento do manejo para o melhor aproveitamento dos nutrientes contidos nesses insumos.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink