CI

Atlas da Embrapa detalha o clima do Sul do Brasil

Publicação traz mais de 200 mapas e radiografa o clima da região


Publicação reúne dados climáticos dos três estados da Região Sul do país, traz mais de 200 mapas e radiografa o clima da região
 
A Embrapa lançou o “Atlas Climático da Região Sul do Brasil”, uma das mais completas radiografias já lançadas do clima de uma região brasileira. A publicação é ilustrada por mais de 200 mapas que mostram a distribuição de variáveis como temperatura, chuva e radiação solar nos três estados da Região Sul do país – Paraná, Santa Catariana e Rio Grande do Sul.

O lançamento foi feito na Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), no dia 19 de dezembro, durante a posse do novo Chefe-geral da Unidade - Clenio Pillon.

“O atlas é resultado de quase dez anos de trabalho. É a primeira publicação que reúne dados dos três estados da Região Sul do Brasil, juntos”, comentou um dos editores técnicos da obra, o pesquisador Silvio Steinmetz. “A segunda etapa do projeto é lançar o atlas em uma versão digital, em DVD, e disponibilizar também na internet”, expôs.

Foram impressos mil exemplares da obra. Uma parte será distribuída nas 47 Unidades da Embrapa espalhadas pelo Brasil e a outra será comercializada. O público-alvo do Atlas vai desde prefeituras, cooperativas e extensão rural até o meio acadêmico. Todos passam a contar com um material inédito para orientar a agricultura da Região Sul.

A publicação é um dos resultados do projeto "Base de Informações Climáticas para a Região de Clima Temperado" - coordenado pela Embrapa Clima Temperado e Embrapa Florestas (Colombo/PR).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.