CI

Atos terroristas de 11 de setembro fez com que americanos dificultem exportações de alimentos


Desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, o governo americano vem tomando medidas de segurança que deverão encarecer e dificultar as exportações de alimentos aos Estados Unidos. As principais decisões entrarão em vigor este ano, sem que muitos exportadores brasileiros tenham se dado conta da sua existência. Em junho do ano passado, o Congresso americano aprovou a Bioterrorism Act (Lei do Bioterrorismo) para controlar a entrada nos EUA de agentes biológicos e toxinas considerados perigosos à segurança do país. A lei contém regras rigorosas para o comércio e importação de alimentos, água potável e medicamentos.


Uma das regras criadas por essa lei, e que entrará em vigor a partir de 12 de dezembro deste ano, obriga que todo exportador de alimento para os EUA se registre junto ao Departamento de Saúde, por meio da Food And Drug Administration (FDA). Além disso, toda empresa exportadora terá que ser representada no mercado americano por um agente, exigência que deverá custar caro principalmente para as pequenas e médias empresas brasileiras que exportam para o mercado americano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.