CI

Atraso do plantio da soja brasileira pode prejudicar o milho safrinha

Clima desfavorável em muitas áreas vai comprometer o planejamento de plantio da segunda safra


O plantio da safra 2017/2018 de soja é marcado pela heterogeneidade. Enquanto na região Sul do Brasil está chovendo e os produtores aceleram o plantio, a região Centro-Oeste está sofrendo com a irregularidade das chuvas e o clima desfavorável já ameaça prejudicar a segunda safra de milho.   

Em Mato Grosso, o principal estado produtor de soja, o plantio está atrasado. No último fim de semana choveu bem em algumas áreas, mas os produtores ainda se sentem inseguros para plantar a oleaginosa. “Choveu no último fim de semana, mas foi pouco. Faz 15 dias que não chove direito na nossa região”, conta o produtor Albino Ruiz, presidente do Sindicato Rural de Ubiratã (MT). “As chuvas estão bastante irregulares. Para alguns choveu e para outros produtores, não. Em comparação com o ano passado, o plantio está bem atrasado. No ano passado eu já tinha terminado de plantar nesse período.”

Replantio 

Ruiz iniciou o plantio no dia 29 de setembro. Do total de 4.500 hectares que serão cultivados com soja na Fazenda Irmãos Ruiz, ele conseguiu semear 1.500 hectares, mas já contabiliza prejuízo por causa do clima. “Desses 1.500 hectares, eu já tive que replantar 400 hectares, as sementes perderam a germinação por causa da falta de chuvas”, afirma Ruiz.

Ele também conta que, com esse cenário, os produtores devem atrasar a comercialização da soja. “Eu estou segurando as vendas. Não é a hora de vender porque podemos ter problemas de produção. O ano já começou ruim, acho difícil a gente conseguir chegar às mesmas médias de produtividade do ano passado. A média foi de 55 sacas de soja por hectare, acho que vamos voltar para 52 sacas por hectare”, diz o produtor.

Reflexos do atraso no plantio 

A irregularidade de chuvas poderá prejudicar a segunda safra de milho no Mato Grosso. “O problema foram os 12 dias sem chuva. Isso vai alongar o ciclo da soja e compromete o plantio de milho”, diz Ruiz. O produtor estima que algumas áreas de soja serão colhidas em torno do dia 20 de fevereiro de 2018.

Porém, as áreas com variedades de soja com ciclo alongado ou onde houve atraso no plantio só estarão prontas para a colheita em março de 2018, inviabilizando a segunda safra de milho. “Só vou ter condições de fazer o milho safrinha em metade da área porque já perdi o prazo”, diz Ruiz.

Em Mato Grosso do Sul, a previsão indica regularização das chuvas, de acordo com a produtora Edy Elaine Tarrafel, a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e de Novo Horizonte do Sul, que representa cerca de 500 produtores de soja. “Aqui na nossa região choveu há duas semanas e os produtores estão conseguindo plantar. Choveu bastante no último fim de semana também. Mas em algumas regiões do Estado a soja ainda não foi plantada”, afirma ela.

Plantio da soja no Brasil 

O plantio da soja atingiu 20% da área prevista para a safra 2017/2018, de acordo com o mais recente levantamento da consultoria AgRural. No ano passado, o plantio foi de 29% nesse período e de 19% na média de cinco anos. A região Sul do Brasil registra boa umidade do solo. O Paraná, segundo maior produtor de soja, registrou plantio de 53% da área prevista para a soja. No Mato Grosso, a semeadura atingiu 27% da área, com forte atraso se comparado ao plantio de 47% da área no mesmo período do ano passado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.