CI

Atraso no plantio turbina soja nos EUA

O mercado estava atento ao relatório que o USDA divulgaria logo depois do pregão, mas já suspeitava


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na segunda-feira (17.06) alta de 16,00 pontos no contrato de Julho/19, fechando em US$ 9,1275 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 16,00 e 16,25 pontos.

Os principais contratos futuros abriram a semana em forte alta no mercado norte-americano de soja, diante do forte atraso do plantio. “Atingiu apenas 77%, contra 96% na mesma semana de 2018 e 93% de média dos últimos 5 anos. O mercado estava atento ao relatório que o USDA divulgaria logo depois do pregão, mas já suspeitava do que seria divulgado”, comenta a T&F Consultoria Agroeconômica.

A ARC Mercosul destaca que mercado inicia a semana reativo aos novos mapas climáticos para a América do Norte: “Já é um fator consolidado de que produtores rurais dos Estados Unidos não terão a capacidade de semear toda a área destinada a soja e ao milho, neste ano safra. As perdas para o milho já ultrapassam os 35 milhões de toneladas, enquanto que a soja continua uma incógnita”.

A ARC lembra que o plantio da soja é facilmente permitido até o fim de junho, com um avanço normal, porém não adequado, até o começo de julho nos estados do centro do Cinturão Agrícola: “A especulação aposta na confirmação dos mapas que trazem a permanência de um padrão extremamente chuvoso sobre o Cinturão, nesta reta final de junho. Se confirmado, o padrão meteorológico irá resumir de maneira extremamente danosa, também prejudicando irrecuperavelmente a finalização do plantio da soja, assim como já afetou o milho”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.