CI

Auditores Fiscais Agropecuários vistoriam estabelecimentos de pré-embarque de gado vivo

Auditores Fiscais Federais Agropecuários finalizaram nesta semana as vistorias para habilitação de EPEs de gado em pé do RS


Auditores Fiscais Federais Agropecuários finalizaram nesta semana as vistorias para habilitação de estabelecimentos de pré-embarque (EPEs) de gado em pé do Rio Grande do Sul. O estado conta com sete estações localizadas em Pelotas, Cristal, Eldorado do Sul, duas em Rio Grande e duas em Capão do Leão. O trabalho tem o objetivo de verificar o cumprimento da legislação para exportação de bovinos vivos e as condições das instalações. Os animais permanecem nas EPEs até agrupar o número de cabeças para fechar a carga pretendida para exportação. Após, se inicia a quarentena mínima de uma semana, que é utilizada para cumprir os protocolos sanitários.

O comércio internacional de animais vivos vem ganhando importância para o país nos últimos anos. Em 2018, o Brasil exportou 810 mil cabeças nesta modalidade, mais do que o dobro do período anterior. O Rio Grande do Sul foi responsável pela exportação de 160 mil animais, sendo o principal destino a Turquia.

A atividade dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários exerce papel importante no segmento. Com a vistoria de cada estabelecimento de pré-embarque é possível assegurar que as unidades estão de acordo com as exigências do Mapa. Depois do trabalho desta semana foi constatado que o Rio Grande do Sul já está com todas as sete dentro do que prevê a legislação.

A diretora de Comunicação da Delegacia Sindical do Anffa no RS, Soraya Elias Marredo, que atua no Setor de Fiscalização de Insumos Pecuários e Saúde Animal do Ministério da Agricultura realizou as vistorias acompanhada de outros Affas. A Instrução Normativa que regulamenta a atividade sofreu alteração este ano e permitiu que os técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura se mantivessem nas atividades fiscalizatórias de rotina nos estabelecimentos. “Havia uma apreensão em toda a equipe envolvida, pois não temos pessoal suficiente para isso no Mapa, o que evidencia - em mais uma atividade - a carência de auditores fiscais federais agropecuários”, aponta.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.