CI

Aumenta chance de El Niño até o final do ano

“A OMM não espera que o El Niño seja tão poderoso quanto o evento de 2016"


Informações que foram divulgadas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) indicaram que existe 70% de possibilidade de o fenômeno meteorológico El Niño ocorrer até o fim do ano de 2018. De acordo com o secretário geral da OMM, Petteri Taalas, em comunicado divulgado em Genebra, esse ano tem sido um dos mais quentes dos últimos tempos. 

“A OMM não espera que o El Niño seja tão poderoso quanto o evento de 2016, mas ainda terá impactos consideráveis. A previsão antecipada deste evento ajudará a salvar muitas vidas e a evitar consideráveis perdas econômicas”, afirma. 

Nesse cenário, a incerteza sobre a intensidade do fenômeno vem da instabilidade da flutuação da temperatura do Oceano Pacífico Equatorial, que acaba tendo influência na atmosfera e afetando os fatores climáticos em várias partes do globo. Segundo o secretário, a tendência é de que esses fatores façam com que o ano seja ainda mais quente. 

“Certo mesmo é que a mudança climática está influenciando a dinâmica tradicional dos eventos El Niño e La Niña, assim como seus impactos. Muitos desses eventos são consistentes com o que esperamos sob a mudança climática”, comenta. 

Isso porque, em julho, o a OMM acabou registrando temperaturas acima da média esperadas para o período em todo o mundo, tento registrado calor recorde no norte da Europa e inundações devastadoras no Japão, na Índia e no sudeste da Ásia. A partir de agora, devem ser registradas altas temperaturas na Ásia-Pacífico, Europa, América do Norte, África e grande parte da costa da América do Sul, sendo que é esperado que a anomalia das chuvas permaneça até o fim do ano. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.