Agronegócio

Aumento da demanda internacional eleva abates de aves em MS

Os abates de aves em Mato Grosso do Sul acumularam 103,2 milhões de cabeças
Por:
985 acessos
Os abates de aves em Mato Grosso do Sul acumularam 103,2 milhões de cabeças entre janeiro e agosto deste ano, 25,7% a mais que o volume do mesmo período do ano passado, quando os abates atingiram 93,3 milhões de unidades. O resultado comprova o início do aquecimento do setor ocasionado pela crescente demanda no mercado externo, como mostra o informativo Casa Rural, elaborado pela equipe técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - FAMASUL.

Exemplo do avanço do interesse internacional pela carne de frango é a alta de 81% no volume embarcado em agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2012, saltando de 7,6 mil toneladas para 13,7 mil toneladas vendidas este ano. A variação verificada em MS é muito mais expressiva que o crescimento de apenas de 6,9% anotado em âmbito nacional, considerando que em agosto as vendas brasileiras acumularam 304 mil toneladas.

De acordo com a assessora técnica do Sistema FAMASUL, Adriana Mascarenhas, a recuperação da cadeia é fruto da profissionalização do avicultor de MS. "Mesmo sendo formada por pequenos produtores, a avicultura é organizada. Diante da pequena margem de lucro, a atividade exige profissionalismo e, neste sentido, os avicultores são modelos de gestão", ressalta.

O informativo Casa Rural traz também os números da suinocultura e revelam que entre janeiro e agosto deste ano os abates suínos em MS somaram 779,4 mil unidades, com queda de 2,6% em relação a 2012, quando os abates atingiram aproximadamente 800 mil suínos.

Para Adriana,  a tendência é de elevação no volume abatido nos próximos meses, uma vez que este mercado também apresenta sinais de ascensão, com a proximidade das festas de final do ano. Além disso, o setor já não sofre com os efeitos da crise de 2012, quando o elevado preço da soja e do milho, principais componentes da ração animal, pesava no bolso do produtor. Ao longo deste ano, os embarques internacionais de carne suína in natura cresceram 7,6% saindo de 37,6 para quase 44 mil toneladas.

O Informativo Casa Rural Pecuária é elaborado pela Unidade Técnica do Sistema FAMASUL. O objetivo da publicação é fornecer ao produtor rural informações precisas e atualizadas sobre o andamento do setor em Mato Grosso do Sul. O estudo está disponível para consulta e download através do endereço eletrônico: http://www.famasul.com.br/public/area-produtor/1832-informativo-pecuaria-setembro-3-edicao.pdf
 
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink