Aumento da demanda internacional eleva abates de aves em MS

Agronegócio

Aumento da demanda internacional eleva abates de aves em MS

Os abates de aves em Mato Grosso do Sul acumularam 103,2 milhões de cabeças
Por:
985 acessos
Os abates de aves em Mato Grosso do Sul acumularam 103,2 milhões de cabeças entre janeiro e agosto deste ano, 25,7% a mais que o volume do mesmo período do ano passado, quando os abates atingiram 93,3 milhões de unidades. O resultado comprova o início do aquecimento do setor ocasionado pela crescente demanda no mercado externo, como mostra o informativo Casa Rural, elaborado pela equipe técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - FAMASUL.

Exemplo do avanço do interesse internacional pela carne de frango é a alta de 81% no volume embarcado em agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2012, saltando de 7,6 mil toneladas para 13,7 mil toneladas vendidas este ano. A variação verificada em MS é muito mais expressiva que o crescimento de apenas de 6,9% anotado em âmbito nacional, considerando que em agosto as vendas brasileiras acumularam 304 mil toneladas.

De acordo com a assessora técnica do Sistema FAMASUL, Adriana Mascarenhas, a recuperação da cadeia é fruto da profissionalização do avicultor de MS. "Mesmo sendo formada por pequenos produtores, a avicultura é organizada. Diante da pequena margem de lucro, a atividade exige profissionalismo e, neste sentido, os avicultores são modelos de gestão", ressalta.

O informativo Casa Rural traz também os números da suinocultura e revelam que entre janeiro e agosto deste ano os abates suínos em MS somaram 779,4 mil unidades, com queda de 2,6% em relação a 2012, quando os abates atingiram aproximadamente 800 mil suínos.

Para Adriana,  a tendência é de elevação no volume abatido nos próximos meses, uma vez que este mercado também apresenta sinais de ascensão, com a proximidade das festas de final do ano. Além disso, o setor já não sofre com os efeitos da crise de 2012, quando o elevado preço da soja e do milho, principais componentes da ração animal, pesava no bolso do produtor. Ao longo deste ano, os embarques internacionais de carne suína in natura cresceram 7,6% saindo de 37,6 para quase 44 mil toneladas.

O Informativo Casa Rural Pecuária é elaborado pela Unidade Técnica do Sistema FAMASUL. O objetivo da publicação é fornecer ao produtor rural informações precisas e atualizadas sobre o andamento do setor em Mato Grosso do Sul. O estudo está disponível para consulta e download através do endereço eletrônico: http://www.famasul.com.br/public/area-produtor/1832-informativo-pecuaria-setembro-3-edicao.pdf
 
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink