CI

Aumento da produtividade do café no ES rende prêmio ao Incaper

Instituto Capixaba de Pesquisa receberá menção especial como destaque 2006 em inovação tecnológica


Pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), uma das instituições fundadoras do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), administrado pela Embrapa Café, receberam menção especial como destaque 2006 em inovação tecnológica do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo. A equipe de melhoramento genético do Incaper foi agraciada pelo projeto “Variedades Clonais de Café Conilon: Tecnologias que Inovam e Renovam a Cafeicultura do Estado do Espírito Santo”.

O projeto desenvolvido pelos pesquisadores resultou no aumento da produtividade média de café conilon no Estado de nove para 24 sacas por hectares entre 1993 e 2006, chegando a 120 sacas/ha em propriedades tecnificadas e empreendedoras. Neste período, a produção teve um aumento em torno de 180%, saindo de 2,4 para 6,9 milhões de sacas, com um incremento de mais de 790 milhões de reais por ano com a comercialização do produto.

De acordo com os pesquisadores, os resultados auxiliam no desenvolvimento do Estado, com mais emprego e rentabilidade ao produtor. Segundo eles, o projeto tem promovido a integração dos elos da cadeia do café, com maior segurança e rentabilidade aos produtores e possibilitado a ampliação de novos negócios e mercados.

Desde 1985, o Incaper focaliza as pesquisas em melhoramento genético para o desenvolvimento de variedades superiores de Conilon, estáveis e com adaptabilidade para os diferentes ambientes, que apresentem alta produtividade e elevada qualidade final da produção. Em função da importância social e econômica do café conilon, a seleção e multiplicação de clones tem importância ainda maior no Estado onde mais de 60% do café produzido se origina desta espécie. A produção do Espírito Santo representou cerca de 70% da produção brasileira de Conilon em 2006. O volume de 6,9 milhões de toneladas produzido este ano atingiu 35 mil propriedades de 65 municípios, garantindo renda a cerca de 78 mil famílias.

Qualidade - A seleção de clones por propagação assexuada permite aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do café Conilon (Coffea canephora), com ciclo diferenciado de maturação dos frutos. Após o lançamento das primeiras cultivares, estima-se que cerca de 35% do parque cafeeiro no Espírito Santo (em torno de 105 mil hectares) tenha sido renovado a partir de variedades clonais, cujo desempenho, aliado a outras importantes tecnologias, resultou no incremento da ordem de 150% na produtividade.

Para Aymbiré Fonseca, pesquisador da Embrapa/Incaper e coordenador do Comitê de Pesquisa do Núcleo de Referência "Genética e Melhoramento do Cafeeiro" do CBP&D/Café, o sucesso do projeto reflete o aporte tecnológico do Consórcio, que propicia a integração com outros núcleos de referência e com outras instituições para o fortalecimento das pesquisas. Ele lembra que os estudos com o café Conilon no Espírito Santo tiveram início há mais de 20 anos, ainda com o incentivo de Alcides Carvalho, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), mas foram intensificados com o apoio do CBP&D/Café.

O gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo destaca a importância do reconhecimento do projeto. “O cultivo das variedades melhoradas tem sido fundamental para a evolução da cafeicultura no Espírito Santo, tanto em relação à produtividade como à qualidade do café capixaba. As variedades clonais contribuem para o desenvolvimento de uma cafeicultura mais competitiva e sustentável de Conilon”, completa.

Renovação - Para garantir a disponibilização de mudas aos produtores foram instalados 190 Jardins Clonais em 54 municípios, implantados por prefeituras, cooperativas, escolas agrotécnicas, centros de pesquisas e viveiristas. Esses jardins possuem o potencial de produção de 50 milhões de mudas. Estima-se que em 2010, mais de 50% do parque cafeeiro de Conilon do Estado sejam constituídos de variedades melhoradas que, associadas a outras tecnologias, proporcionará incremento na produtividade e a produção estadual poderá chegar a 10 milhões de sacas.

A qualidade do produto também tem passado por expressiva melhoria. Outro ponto importante refere-se à maturação dos frutos das variedades clonais, com um diferencial de até três meses em relação à época de colheita. Esta característica permite ao produtor programar a sua colheita, com uma melhor utilização da mão-de-obra e otimização da estrutura de secagem e beneficiamento.

Além da época e uniformidade de maturação dos frutos, os clones que compõem as variedades clonais são selecionados levando-se em consideração o tamanho médio dos grãos, os percentuais de grãos dos tipos “moca e chochos”, as tolerâncias a doenças e a seca, o vigor da plantas e a estabilidades de produção.

Conilon Vitória – A varidade Conilon Vitória, lançada em 2004 depois de 20 anos de pesquisa, é uma das variedades clonais disponibilizadas pelo Incaper, obtida através de seleção, avaliação e caracterização dos clones. Nesta variedade encontram-se reunidos 13 clones superiores, eleitos por agrupar características de interesse agronômico, com adaptação a diferentes ambientes. Mas o principal destaque é dado à produtividade. Numa avaliação ao longo de oito safras, em condições não irrigadas, a Conilon Vitória superou em 21% a média de produtividade das demais variedades, com 70,4 sacas beneficiadas por hectare.

Assim, tem-se realizado um contínuo processo de seleção de plantas consideradas superiores. Além da Conilon Vitória, são recomendadas outras cinco variedades adaptadas às condições climáticas predominantes no Espírito Santo, sendo quatro delas clonais, e uma variedade de propagação sexuada: EMCAPA 8111, EMCAPA 8121, EMCAPA 8131, EMCAPA 8141 - Robustão Capixaba e EMCAPER 8151 - Robusta Tropical, todas derivadas do café Conilon.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.