CI

Autores "voltam atrás” em estudo da cloroquina 

Estudo havia levado à proibição de ensaios com o medicamento em pacientes com covid-19


Foto: EuroSLA

Três dos quatro autores responsáveis pelo estudo que resultou na proibição dos ensaios referentes ao uso da cloroquina e da hidroxilcloroquina em pacientes com covid-19 se retrataram sobre a publicação. De acordo com eles, não é possível garantir com certeza que o medicamento pode aumentar o risco de morte em pessoas que tem algum tipo de doença cardíaca. 

O estudo em questão foi publicado em 22 de maio na revista médica britânica The Lancet e fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendesse os ensaios técnicos com o medicamento. A OMS, no entanto, acabou recuando na sua decisão ainda nesta semana, alegando que não existem motivos para cancelar os trabalhos sobre um medicamento que pode ser benéfico. 

Na nota de retratação, Mandeep Mehra, Frank Ruschitzka e Amit Patel afirmam que "já não podem atestar a veracidade das fontes primárias dos dados", usados para o artigo, e pedem desculpas aos editores e aos leitores da revista pela eventual "vergonha ou incômodo" causados. 

Nesse sentido, a revista também declarou que o artigo será atualizado em breve de modo a refletir a retratação do estudo. Os autores afirmam ainda que "se levantaram várias preocupações em relação à veracidade dos dados e análises conduzidos pela Surgisphere e pelo seu fundador e coautor Sapan Desai", que também assina o artigo científico. 

Sendo assim, eles solicitaram uma avaliação independente à empresa, com o consentimento de Sapan Desai, para "avaliar a origem dos elementos da base de dados, confirmar a integridade da base de dados e replicar as análises apresentadas no artigo". 

A Surgisphere informou aos avaliadores que não iria fornecer "o conjunto de dados completo", alegando que tal informação "iria violar os acordos com os clientes e os requisitos de confidencialidade". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.