CI

Autoridades devem se reunir para discutir prevenção da gripe para grupos de risco

Autoridades devem se reunir para discutir prevenção para grupos de risco


RIO - A Secretaria estadual de Saúde fará reuniões nesta terça-feira com representantes da Sociedade de Obstetrícia e das principais maternidades do estado para discutir o risco da gripe suína para as gestantes, crianças e idosos. O objetivo do encontro é encontrar medidas para reforçar o atendimento de pessoas que são considerados grupo de risco. As reunião foram marcadas depois da confirmação de um óbito na semana passada , e da suspeita de que mais duas gestantes morreram por causa do vírus H1N1 - uma delas nesta segunda-feira, em Niterói. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 55 grávidas estão internadas com suspeita do vírus H1N1 no Rio. (Tire suas dúvidas sobre a gripe suína)

Na segunda-feira, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes chamou atenção para a necessidade de rapidez na identificação dos sintomas da doença. Segundo ele, em seis a 12 horas as gestantes estão evoluindo para um quadro pulmonar. A grávida de 22 anos que morreu na segunda-feira de manhã em Niterói, com suspeita de gripe  A, chegou ao Hospital Antônio Pedro, domingo à noite, em estado grave, com insuficiência respiratória. Aos cinco meses de gestação, ela já tinha ido ao Posto de Saúde Mário Monteiro, onde foi orientada a procurar uma emergência.

Outra mulher apresenta estado grave em Niterói, também com suspeita da doença. Internada no CTI do Hospital Azevedo Lima, ela teve o parto antecipado, na 34ª semana de gestação, por conta de complicações dos sintomas gripais. Segundo o secretário de Saúde de Niterói, Alkamir Issa, o bebê passa bem. Um menino de 5 anos, porém, está internado, em estado grave, no CTI do Antônio Pedro.

Disque-Gripe supera as expectativas na estreia

Em seu primeiro dia de funcionamento, o Disque-Gripe (0800-2810-100) registrou um total de 5.524 atendimentos . De acordo com a Secretaria, o total superou as expectativas. O número ficou ocupado durante boa parte do dia, mas o governo diz que pode até dobrar o número de atendentes se for preciso. Quem tiver dúvida sobre a gripe suína também pode acessar o hotsite "Gripe A" , que ajudará na identificação da doença.

Mas apesar dos canais de comunicações lançados na segunda-feira, as orientações ainda são divergentes. Na televisão, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde recomendam: "Como é um vírus transmissível, o melhor lugar para ir em caso de suspeita, não é hospital ou Upa. Se você não estiver com gripe, corre o risco de pegar de quem não estiver doente nesses locais. Em caso de suspeita, primeiro ligue para o disque gripe: 0800-2810-100". A orientação do Ministério da Saúde, no entanto, é diferente: "Se você tiver febre, acompanhado de dor de garganta, procure seu medico ou unidade de saúde mais próxima. Persistindo o sintoma, acompanhado de dificuldade respiratória, retorne imediatamente a unidade de saúde".

O Conselho Regional de Medicina é contra o atendimento por telefone, sem acompanhamento de um médico. Já o secretário estadual de Saúde defendeu o Disque-Gripe.

- Ninguém é proibido de procurar unidade de saúde, quem quiser pode procurar unidade de saúde. Nós estamos tentando evitar é que pessoas procurem desnecessariamente unidades de saúde e aí sim se contaminem do vírus ou de outras doenças e que passem isso, a gripe, pra uma pessoa, uma grávida que esteja na unidade de saúde fazendo uma consulta simples do parto, ou uma criança que está ali e acaba se contaminando desnecessariamente - disse o secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.