CI

Autoridades se reúnem para transformar agricultura latina

"Vivemos em uma época em que a agricultura está sob pressão para fazer uma nova grande transformação"


Autoridades de diversos países se reuniram em Buenos Aires para a primeira edição da Semana da Agricultura e Alimentação visando discutir a transformação do setor na América Latina e no Caribe. De acordo com o representante regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Julio Berdegué, em seu discurso inaugural, o evento é um apelo para transformar a agricultura e o desenvolvimento rural para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

"Vivemos em uma época em que a agricultura está sob pressão para fazer uma nova grande transformação. Não é só isso que os avanços científicos  permitem , é que os grandes dilemas do nosso planeta  exigem isso”, comenta ele. 

A Semana é organizada pela Secretaria de Agronegócios da Argentina, pela FAO e mais de 30 parceiros e organizações do mundo privado, público, acadêmico, produtor rural e sociedade civil. Segundo o secretário de Agronegócio da Argentina, Luis Miguel Etchevehere, o continente tem muito potencial para a produção de alimentos. 

"Se você parar para pensar sobre a representatividade da América Latina e Caribe para o futuro dos alimentos, em última análise, se pode encontrar uma maneira de organizar o grande poder que tem o continente, pode ser uma das principais soluções para o problema fome e desnutrição globalmente. A Argentina pode ser um ator fundamental nesse processo”, explica. 

Berdegué explicou que os alimentos produzidos pela região são vendidos em todos os cantos do planeta, mas 294 milhões de pessoas - 46% da população - sofrem algum tipo de desnutrição. "A revolução agrícola de que necessitamos é aquela que erradica a fome e que estabelece as bases de uma dieta que enriquece nossas vidas, não uma que nos adoeça", comenta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.