CI

Autoridades visitam estande do Lanagro-RS na Expodireto Cotrijal

Ministro do MAPA e senadora visitaram o laboratório móvel reforçando a importância do trabalho realizado na área de sementes e grãos


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visitou o estande do MAPA, na 19ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). A senadora Ana Amélia Lemos e o secretário da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Luís Eduardo Pacifici Rangel, que acompanhavam a comitiva, visitaram o laboratório móvel do Lanagro-RS, junto ao estande, conhecendo e reforçando a importância do trabalho realizado na área de sementes e grãos. 

 O Lanagro-RS está participando pela segunda vez da feira, uma das maiores do país. Nesta edição está sendo apresentado o trabalho que é feito, diariamente, pelo Laboratório de Análises para Classificação Vegetal (LACV) e pelo Laboratório Oficial de Análise de Sementes (LASO).  O LASO é responsável por analisar amostras de sementes de grandes culturas e olerícolas, assegurando, entre outras questões, a qualidade da semente e a sanidade vegetal como, por exemplo, evitar que venham a se instalar em plantações brasileiras plantas ou tragam doenças inexistentes e que possam comprometer a cultura. Já o LACV analisa grãos prontos para o consumo em questões como tipo, umidade, mofo e se houve uso de agrotóxicos fora do que é recomendado pelo MAPA.

Nesses quatro dias de Expodireto, já passaram pelo local diversas comitivas internacionais e autoridades que, além de conhecer a importância do Lanagro-RS para a segurança da cadeia agropecuária brasileira, também puderam tirar dúvidas com os técnicos. A unidade móvel também está sendo prestigiada por produtores rurais, turmas de estudantes universitários e visitantes em geral.

A unidade móvel ficará dentro do estande do MAPA, ao lado da casa da administração da feira. A Expodireto vai de 4 a 9 de março, das 8 às 18h.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.