CI

Autorizada linha de crédito para pecuaristas familiares no Semiárido

O limite é de R$ 2 mil por unidade familiar, com taxas de juros de 0,5% ao ano


O Conselho Monetário Nacional (CMN) instituiu nesta quinta-feira (25-11) uma linha emergencial de crédito para financiar o custeio de pecuaristas familiares atingidos pela seca nos municípios do Semiárido nos estados da Bahia, do Ceará, Maranhão, de Minas Gerais, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí e Rio Grande do Norte.

O limite é de R$ 2 mil por unidade familiar, com taxas de juros de 0,5% ao ano, com desconto de 25% sobre a parcela paga em dia e até dois anos para quitar o empréstimo.

“O objetivo é evitar que os produtores se desfaçam de seus rebanhos por um preço muito baixo, tendo dificuldades para recompor depois, e fornecer crédito para que ele possa dar comida aos seus animais”, afirmou o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt.

Outra linha emergencial de crédito para a agricultura familiar criada hoje é focada nos produtores rurais que tiveram mais de 85% de suas propriedades atingidos por incêndios, ocorridos em Mato Grosso, de junho a agosto de 2010 . Segundo Bittencourt, o município mais atingido foi Peixoto de Azevedo, no norte do estado. O limite e as condições de pagamento são as mesmas da linha para o Semiárido.

Os produtores familiares mato-grossenses atingidos pelas queimadas também tiveram os financiamentos de custeio contratados pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), até 31 de agosto deste ano, que venceram ou venceriam entre 1º de março de 2010 e 31 de agosto de 2011, prorrogados para 1º de setembro do próximo ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.