CI

Auxílio têm que chegar a todos


O gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, espera que o Plano Safra 2011/12 beneficie todos os produtores e não só os grandes. ''O produtor que não dá garantia de renda ou até mesmo aquele que já quitou as suas dívidas são excluídos. De um modo geral, os recursos são fornecidos para aqueles que não geram risco, ou seja, ricos'', argumenta. Turra complementa que os que mais precisam desses recursos ficam de fora. Ele propõem que o sistema de crédito agrícola seja revisto para resolver essas questões.


Turra reforça que há uma série de questões que precisa ser discutida, uma delas é os valores para os preços mínimos. ''Quando temos uma safra positiva, sem interferência do clima, há aumento de produção e os preços caem, diminuindo o lucro do produtor. Quando acontece alguma adversidade climática, a produção cai e os preços sobem, mas o agricultor não tem o que vender para ter uma melhor rentabilidade'', indaga. O gerente conclui que o sistema de política agrícola deve ser refeito para trazer estabilidade ao produtor. (R.M.)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.