CI

Availa®4 melhora o índice de prenhez nas vacas e aumenta o ganho de peso em bezerros

Reprodução no rebanho bovino é um fator importante na obtenção de lucratividade


A reprodução no rebanho bovino é um fator importante na obtenção de lucratividade. Boas práticas de manejo e fornecimento de nutrientes balanceados são fundamentais para manter a fertilidade da vaca. Além da proteína e energia, a absorção de minerais adequados é necessária para a reprodução. O desempenho reprodutivo pode ser comprometido se os níveis de zinco, cobre, manganês ou selênio forem marginais a deficientes.

Pesquisas realizadas pela Zinpro, multinacional especializada no desenvolvimento de minerais de alta absorção com Availa-4 mostraram efeitos positivos na concepção inicial na época de reprodução, aumento na porcentagem de vacas criadas em programas de Inseminação Artificial e aumento nas taxas de ovulação em novilhas de um ano de idade.

O Availa-4 é um aditivo para alimentação animal e é composto de zinco complexado com aminoácido, manganês complexado com aminoácido e cobre complexado com aminoácido.

O objetivo deste estudo, que avaliou trezentas vacas Angus, foi entender o efeito do fornecimento de Availa-4 através dos números de vacas prenhas na primeira inseminação após o parto, no peso à desmama dos bezerros e no escore de condição corporal da vaca.

O estudo começou 30 dias antes do início da temporada de parto e continuou por 200 dias. As misturas minerais foram projetadas para avaliar o nível e a forma dos microminerais no organismo da vaca. O zinco e o manganês aumentaram 1,4 vezes, o cobre aumentou 2,1 vezes e o cobalto aumentou 10 vezes. Mostrando que os microminerais passaram de níveis baixos para altos.

Os benefícios da suplementação do Availa-4 para o rebanho bovino incluem melhor desempenho reprodutivo no início da estação reprodutiva e melhora ganho de peso em bezerros. Mas vale ressaltar que a suplementação de níveis elevados de minerais a vacas deficientes teve pouco impacto no peso corporal e no escore de condição da vaca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.