CI

Avaliar inovação agroalimentar é principal desafio

“O objetivo político é tornar a agricultura e o sistema agroalimentar sustentáveis"


Foto: Nadia Borges

O chefe da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), Bernhard Url, afirmou que avaliar a inovação agroalimentar em rápida mudança é o principal desafio do setor atualmente. De acordo com ele, a sustentabilidade é a grande meta da agricultura na Europa. 

“O objetivo político é tornar a agricultura e o sistema agroalimentar sustentáveis, com muitos aspectos que vão desde desperdício de alimentos, dieta, nutrição até a quantidade de proteína animal, mas também sobre práticas agrícolas. É o uso de agroquímicos e a EFSA pode e apoiará a Comissão Europeia quando se trata de reduzir o uso e / ou o risco de pesticidas. Já estamos fazendo este trabalho sobre como a saúde humana é afetada por pesticidas”, comenta ele. 

Ele explica que o órgão faz avaliação científica de organismos geneticamente modificados de acordo com as estruturas legais existentes. “Atualmente, estamos avaliando se nossas ferramentas para avaliação de riscos também são adequadas para as novas técnicas, como edição de genoma, biologia sintética e movimentação de genes. Então, encarregado pela Comissão Europeia, estamos trabalhando para ver se nossa metodologia também pode lidar com essas novas técnicas”, completa. 

Quando se trata do glifosato, ele indicou que precisam olhar para os dados para terem uma abordagem baseada na ciência. “Vejamos os dados se houver novas evidências. Não é apenas a EFSA responsável pelo glifosato, é também a Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA). São eles na UE que decidem sobre a classificação de produtos químicos. E provavelmente para o processo de renovação do glifosato, será solicitado à ECHA que trabalhe na reclassificação. A EFSA realizará a sua avaliação de riscos em paralelo”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.