CI

Avança colheita dos grãos de verão

Ajudaram as boas condições climáticas das últimas semanas


Com as boas condições climáticas das últimas semanas, as lavouras de soja entram na fase de formação do grão e maturação com boas perspectivas de colheita, mesmo que algumas de ciclo precoce apresentem potencial de produtividade inferior ao esperado inicialmente. Em termos gerais a colheita no Estado chega a 25% do total semeado neste ano, com outros 29% já maduros para a colheita.


A colheita do arroz já atinge 45% do total plantado este ano, e em algumas áreas, o percentual é maior, como em Barra do Quaraí que atinge 60%. A produtividade, de maneira geral, está dentro das estimativas. Em alguns casos, se nota menor em relação ao ano anterior, devido às condições climáticas adversas, como frio na floração e ocorrência de doenças pelo excesso de umidade. As barragens estão com boa reserva de água ainda e algumas estão completamente cheias.

No milho, os agricultores aproveitaram as condições do clima para semearam lavouras do tarde, inclusive algumas fora da época prevista no zoneamento agroclimático, principalmente as que iniciam o processo de enchimento de grãos. Para estas, a expectativa de produção é muito boa, podendo superar as estimativas iniciais uma vez que o aspecto geral apresenta potencial de produção elevado. A colheita avançou pouco em virtude do tempo mais úmido verificado nos últimos dias nas principais regiões produtoras do grão, principalmente a metade norte do Estado. No momento ela atinge 60% contra os 58% verificados na semana anterior e ficando próxima do alcançado na safra passada.


As condições climático-ambientais da semana anterior foram razoáveis para o desnvolvimento da piscicultura, na maioria dos municípios produtores de pescado em cativeiro do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.