CI

Avança cultivo de café sustentável no Brasil


O mercado de café sustentável poderá abocanhar, nos próximos anos, até 5% da produção nacional do grão - estimada em aproximadamente 40 milhões de sacas (60 quilos) - segundo especialistas no setor presentes ao 15º Seminário Internacional de Café de Santos. Atualmente, a produção equivale a 1,5% da safra.

O conceito de café sustentável abrange o grão que é cultivado com manejo ambiental adequado, de forma socialmente justa, seguindo as leis trabalhistas e também economicamente viável. Tais grãos conseguem prêmios na comercialização que podem chegar a 55% do preço do comum, diz Samuel Ribeiro Giordano, do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa), da Universidade de São Paulo (USP).

"Prêmios entre 45% e 55% do valor são suficientes para remunerar as práticas sustentáveis", avalia Giordano. O ágio também garante o aumento do custo de produção, devido às novas práticas, que varia entre 10% e 15%.

"É preciso mostrar ao mundo que aqui se realiza trabalho de sustentabilidade", diz Guilherme Braga, presidente do Conselhos dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Sabrina Vigilante, da Rain Forest Alliance, diz que o mercado de café sustentável vem se expandindo a cada ano. No Brasil, a expectativa da Associação Brasileira de Cafés Responsáveis é de crescimento de 30% para a safra 2004/2005. No ano passado, foram comercializadas 200 mil sacas do grão considerado sustentável.

Washington Luiz Rodrigues, presidente da associação, diz que hoje integram o grupo 20 empresas, responsáveis pela produção de até 600 mil sacas. Segundo ele, a produção deste tipo de café está concentrada no sul de Minas Gerais, no cerrado e em São Paulo. Cerca de 70% do volume produzido é exportado à Europa.

A certificadora UTZ Kapeh Foundation, por exemplo, tem atualmente 500 mil sacas certificadas, de nove produtores. Para a safra 2004/05 acredita acrescentar mais 350 mil sacas. Segundo ele, o prêmio inicial estimado para este tipo de grão é de R$ 27,75 por saca (60 quilos). No preço atual do café, inferior a 10%. Mas ele acrescenta que, dependendo do volume fornecido e do tempo de contrato, pode variar o percentual do prêmio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.