CI

Avança plano para exportação de uvas frescas da Argentina para o Brasil

Sistema segue regras para evitar a entrada no país da praga Lobesia botrana


Foto: Arquivo Agrolink

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade da Argentina (Senasa) e o Departamento de Saúde Vegetal e Agrícolas Fontes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do brasileiro avançam no acordo de Plano de Trabalho que irá reger as exportações de uvas frescas argentinas para o Brasil. 

Isso ocorre no âmbito da recente aprovação pelo Brasil do Sistema de Mitigação de Riscos (SMR) da praga Lobesia botrana para embarques de uvas frescas da Argentina, após auditoria realizada por técnicos brasileiros no mês passado.

O SMR permitirá que quem reúna as condições exigidas opte por não realizar a bromação prévia para a exportação de uvas in natura para o Brasil. Esta melhoria nas condições de exportação irá simplificar e agilizar os embarques para este país e também representa novas oportunidades para os produtores de vinho argentinos.

Os cuidados evitam a entrada da Lobesia Botrana no Brasil, considerada uma praga quarentenária ausente e que causa grandes danos aos parreirais. A traça está presente em países como Argentina e Chile.

Na última safra (2019/20), a Argentina exportou 4350 toneladas de uvas frescas e o Brasil posicionou-se como principal destino com 1950 toneladas, 45% do total exportado.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.