CI

Avanço da colheita traz a real situação da produtividade

Região Sul apresenta perdas, já o Centro-Oeste com boa produtividade.


Foto: Pixabay

Na última segunda-feira (14/03) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe os informes do acompanhamento semanal das condições das lavouras. Veja o que a companhia diz em relação aos cultivos:

Soja
Em MT, a colheita da soja tardia caminha para os últimos talhões. A produtividade segue acima de 3.540 kg/ha. Em MS, a colheita alcança 90% da área, restando apenas lavouras semeadas tardiamente e que não serão dessecadas. No RS, a colheita avança lentamente, chegando em 6%. As recentes chuvas favoreceram as lavouras em floração e enchimento de grãos. No PR, 54% das lavouras colhidas e as produtividades confirmam a influência negativa do clima. Em MG, 65% da área colhida e ganhos de produtividade são observados. Em GO, o tempo seco favoreceu a velocidade da colheita, que só não foi maior devido a problemas de logística. No MATOPIBA, a colheita avança em todos os estados, obtendo-se boas produtividades. O TO, com 98%, e o MA, com 44% das áreas colhidas, lideram na região.

Milho 1ª Safra
33,7% colhido. Na região Sul a colheita avança em todos os estados e as produtividades confirmam a influência negativa do clima. As chuvas dos últimos dias beneficiam as poucas lavouras plantadas tardiamente. Em SP, a colheita alcança 40%, registrando-se boas produtividades. Em MG, 12% da área colhida e a produtividade está dentro do esperado. Em GO, 95% das lavouras estão em maturação, com início da colheita previsto para esta semana. No PI, as lavouras estão majoritariamente em boas condições, com a maioria em enchimento de grãos. No MA, as lavouras estão em desenvolvimento vegetativo e floração e em boas condições. No Extremo-Oeste da Bahia, a colheita evolui lentamente. No Centro-Norte, a expectativa de produção das lavouras é alta.

Milho 2ª Safra
87,4% semeado. Em MT, 98% das áreas semeadas, com previsão de conclusão na próxima semana. As lavouras estão em boas condições. Em MS, a irregularidade das precipitações paralisa o plantio em algumas regiões. Ocorrência generalizada de cigarrinha-do-milho e percevejos. Em SP, no Noroeste, o atraso na colheita da soja retarda a semeadura do milho. Em MG, os produtores aceleram o plantio que alcança 75%. Em GO, o plantio alcança 98% da área prevista. Em algumas regiões a estiagem completa 15 dias e as lavouras manifestam deficiência hídrica, trazendo impactos na produtividade. No TO, 98% já estão semeados e as lavouras estão em excelentes condições. No PI e no MA, a semeadura segue em bom ritmo. Em ambos os estados as condições são boas. A BA finalizou o plantio no Extremo-Oeste.

Algodão 
Em MT, as lavouras de 1ª safra estão em enchimento de grãos, e as de 2ª, no início da fase de formação de maçãs. A condição climática é favorável à cultura. Na BA, as lavouras estão no início do estágio de enchimento de grãos. No Extremo-Oeste, a condição climática é mais favorável ao desenvolvimento da cultura do que no Centro-Sul, onde as chuvas estão mais escassas. Em MS, as condições climáticas são favoráveis e lavouras de 1ª safra estão em fase de floração, enquanto que as de 2ª safra encontram- se em desenvolvimento vegetativo. Em GO, as lavouras estão em fase inicial de enchimento de grãos, e a condição climática é favorável. Em MA e PI, lavouras em boas condições e em fase de floração. Em MG, clima favorável e lavouras em início de floração.

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.