CI

Avanço de ar polar pode provocar geadas

Frente fria continua atuando no país e provocando chuvas


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A quinta-feira (30/03) terá a forte influência da frente fria sobre o centro-sul do país. As chuvas poderão ser intensas entre o norte da região sul e litoral do sudeste.  Essa frente fria também ajuda a organizar um canal de umidade sobre grande parte da região centro-oeste.  

Outro grande destaque, relacionado ao avanço da frente fria, é o avanço de uma massa de ar polar ao sul do território nacional. O amanhecer de quinta será gelado na região sul e com a possibilidade de geadas ao amanhecer e ao anoitecer de quinta. 

O ar frio també poderá provocar uma diminuição das temperaturas em algumas áreas do oeste da região centro-oeste, mas nesta quinta ainda não avança de forma significativa para o sudeste.

O tempo segue seco entre o norte de MG, GO, sul do TO e grande parte do estado da BA. Ao passo que as chuvas seguem fortes e frequentes na faixa norte do território nacional.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

Chove em praticamente todas as áreas da região norte, a exceção vale para o estado de RR e sul do TO. As instabilidades ganham força sobre a parcela sul do PA e ficam melhor distribuídas entre o AC e RO, se comparadas aos dias anteriores. Ao norte do AM e Baixo Amazonas, a tendência será de chuvas mais esparsas e irregulares.

Região Nordeste

A forte atuação da Zona de Convergência Intertropical, sustenta as condições de chuvas volumosas na faixa norte da região. Pode chover forte sobre o norte do MA, norte do PI e norte do CE. Nessas localidades os volumes podem superar os 50 mm pontualmente no decorrer do período. Apesar disso, uma grande área da região terá a presença do sol e tempo seco, sendo esta uma antecipação das características da época do ano. Desta forma, em todo o estado da BA o tempo será seco e ao sul do MA, sul do PI e oeste de PE a tendência é de pancadas isoladas e passageiras. 

Região Centro-Oeste

O estabelecimento do corredor de umidade sobre a região mantém as condições para chuvas em boa parte do centro-oeste. As instabilidades ficam bem distribuídas sobre o MT e MS, e os maiores volumes podem ser registrados entre o sul do GO e na grande região de Paranaíba, com registros se aproximando dos 20 mm. A massa de ar polar que atua sobre o interior do continente poderá baixar as temperaturas no oeste e sul do MS e sudoeste do MT, mas apenas no período da madrugada e termômetros registrando valores próximos dos 15°C.

Região Sudeste

A frente fria chega até a metade sul da região, elevando o potencial de chuvas. Contudo, as instabilidades ficam restritas ao sul de MG, SP e RJ. As instabilidades podem ser localmente fortes na grande região de Presidente Prudente e no Vale do Paraíba. Sobre a metade norte de MG e grande parte do ES, o predomínio será de tempo firme. As temperaturas permanecem altas na região, especialmente no oeste paulista ao norte de Minas. 

Região Sul

O grande destaque continuará sendo a atuação da frente fria em relação às chuvas sobre a região. Entretanto, a posição do sistema favorece as instabilidades sobre a metade norte de SC e sobre grande parte do PR. Na grande região de Londrina, os acumulados poderão superar a marca dos 50 mm no decorrer do dia. Por outro lado, o avanço de uma massa de ar polar também vai influenciar de forma significativa as condições do tempo. As temperaturas poderão se aproximar dos 0°C nas áreas de serra e ficar abaixo dos 5°C em diversos pontos da região. Inclusive há condições para a formação de geadas no amanhecer de quinta e na noite de quinta para sexta. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Mínima

Condição de Geada

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.