CI

Avanço no plantio da soja em MT não é suficiente para acompanhar desempenho da safra passada

Aproximadamente 17% da área de soja já está semeada, ante a 21,8% da temporada passada


Aproximadamente 17% da área de soja já está semeada, ante a 21,8% da temporada passada

Apesar de contabilizar na última semana uma evolução de 8,7 pontos percentuais no plantio de soja em Mato Grosso, o desempenho em relação ao mesmo período do ano anterior apontou diferença negativa de 4,5 pontos percentuais. Na segunda semana de outubro aproximadamente 17,3% da área de soja na safra 12/13 havia sido cultivada. No ano passado, o plantio alcançava 21,8%, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgados na quinta-feira (11).


De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Cárlos Fávaro, o atraso no plantio ocorreu por falta de chuvas. Segundo ele, a diferença ainda não é motivo de preocupação para o setor. "Vamos esperar mais uns 15 dias, se ainda houver atraso, a produção poderá ser afetada".

O médio-norte, que tem a maior área de soja do estado com 3 milhões de hectares, a evolução do plantio chegou a 22,9%. As regiões oeste e norte seguem com 21,1% e 20,6% da área cultivada, respectivamente. Conforme o Imea, neste ranking de evolução no plantio da soja destaca-se o sudeste (19,3%), o centro sul (16,7%), noroeste (8%) e nordeste (0,7%).


Nos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Campo Verde os produtores já cultivaram 30% da área. Mas é a cidade de Campos de Júlio que apresenta o maior percentual, com 32%. Por outro lado, Gaúcha do Norte e Nova Xavantina tiveram pouco avanço no plantio da soja, com apenas 0,5% da área cultivada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.