CI

Avaré/SP é sede de fórum regional de piscicultura

O evento é destinado a produtores rurais, agricultores familiares, técnicos, piscicultores e estudantes


“Produção e viabilidade” é o tema do I Fórum de Piscicultura em Tanque-Rede do Sudoeste Paulista, realizado nesta sexta-feira e sábado (31 de julho e 1º de agosto), na Estância Turística de Avaré, das 8 às 18 horas. O evento é destinado a produtores rurais, agricultores familiares, técnicos do setor, piscicultores e estudantes, entre outros interessados.

O objetivo principal é ampliar o conhecimento na produção sustentável de peixes em tanque-rede e mostrar o potencial das represas de Jurumim e Xavantes para esse setor do agronegócio, de acordo com as normas de uso das águas públicas da União.

O evento também é importante para ampliar, estimular, fomentar e incentivar a criação comercial de peixes na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Dessa forma, espera-se contribuir para diminuição da pesca predatória, o aumento da produção de pescado, a conservação dos peixes nativos e a melhoria da qualidade de vida e da renda dos pescadores artesanais, agricultores familiares e pequenos produtores rurais. Além disso, busca-se estimular o crescimento de associações e cooperativas dedicadas à produção, comercialização e beneficiamento do pescado em tanque-rede na região de Avaré.

O fórum é organizado pela Cooperativa dos Piscicultores do Médio e Alto Paranapanema (Coomapeixe), com o apoio do Pólo Regional do Médio Paranapanema e Instituto de Pesca (IP), ambos ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), todos pertencentes à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura de Avaré.

Entre os palestrantes, estão os pesquisadores João Donato Scorvo Filho (Pólo Leste Paulista), que vai abordar o tema “Aquicultura sustentável em águas públicas da União: problemáticas e perspectivas”; Luiz Marques da Silva Ayroza (Pólo Médio Paranapanema), com o tema “Sistema de criação de peixes em tanque-rede na Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema”; e Rose Meire Vidotti (IP), que vai tratar do tema “Aproveitamento integral de peixes”.

A programação completa do fórum, projetos em andamento e informações sobre o desenvolvimento da produção sustentável de peixes em tanque-rede na Bacia do Rio Paranapanema podem ser encontrados no site oficial do evento: www.forumtanquerede.com.br. (Texto: Assessoria de Comunicação da Apta).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.