CI

Aveia pode limpar solos contaminados

Estudo é Australiano


Foto: Marcel Oliveira

Pesquisadores de universidades na China, Suíça e Austrália identificaram que a aveia nua é mais adequada para remover o estrôncio radioativo de solos contaminados. O estudo, publicado no International Journal of Phytoremediation, investigou 26 cultivares de trigo, casca de aveia, aveia crua e cevada para seu uso potencial como uma ferramenta para limpar o estrôncio do solo após um acidente nuclear. 

A aveia nua, também conhecida como 'aveia sem casca', é uma cultura de cereais com sementes comestíveis do gênero Avena e durante a debulha a casca é facilmente separada do grão. O uso de plantas para remover metais e vários poluentes orgânicos do meio ambiente é uma tecnologia emergente conhecida como fitorremediação. 

O co-autor Hackett Professor Kadambot Siddique, do Instituto de Agricultura da Universidade da Austrália Ocidental, disse que a exposição ao estrôncio radioativo após acidentes em usinas nucleares pode colocar diretamente em risco a saúde humana, especialmente se entrar na cadeia alimentar. “A comida é a via mais importante para o estrôncio em humanos, e altas doses de estrôncio aumentam o risco de câncer e podem induzir anormalidades esqueléticas”, disse o professor Siddique. 

A fitoextração de solos contaminados com metais pesados usa plantas que absorvem os contaminantes e os acumulam em altos níveis nos brotos. As plantas são então removidas com segurança. Os pesquisadores estudaram 26 espécies conhecidas por apresentarem maior acúmulo de metais pesados. Eles quantificaram a influência, absorção e translocação do estrôncio no crescimento das plantas. Na maturidade, a cultivar de aveia nua Neimengkeyimai-1 apresentou o maior teor de estrôncio em todos os níveis de estrôncio medidos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.