Aves estão entre os 10 principais produtos da “PIA Produto” do IBGE

Agronegócio

Aves estão entre os 10 principais produtos da “PIA Produto” do IBGE

O AviSite observou que aparentemente pequena a participação das carnes avícolas na produção brasileira era bastante significativa
Por:
464 acessos

Ontem, ao comentar resultados da “Pesquisa Industrial Anual – Produto” (PIA Produto) do IBGE relativos a 2014, o AviSite observou que, aparentemente pequena (1,5% do valor total), a participação das carnes avícolas na produção brasileira era bastante significativa.

Isso é confirmado pelo próprio IBGE. Pois, além dos resultados básicos da PIA Produto, o órgão divulgou tabela em que relaciona os (nomenclatura adotada pelo próprio IBGE) “100 maiores produtos e/ou serviços industriais de 2014”. E as carnes avícolas estão entre eles. Não apenas entre os 100, mas entre os 10 principais produtos.

É verdade que, nessa relação, as carnes avícolas aparecem, originalmente, na 14ª posição. Mas, pela identificação do produto, verifica-se que o item se refere apenas à carne avícola congelada. E as carnes de aves simplesmente resfriadas (e/ou frescas)? Integram o rol de 100 principais produtos?

Rápida pesquisa leva à constatação de que elas também se encontram, sim, entre os 100 maiores produtos. Mas na 70ª posição. Porém, somando-se os valores da receita nas vendas de um e outro item constata-se que as carnes de aves ascendem à 10ª posição. Ou ao quinto posto se, em vez da receita nas vendas, for considerado o valor na produção (tabela abaixo).

De acordo com os resultados divulgados pelo IBGE, dos (perto de) 10,5 milhões de toneladas de carnes avícolas produzidas em 2014, pouco mais de 83% corresponderam a produto congelado. Aves frescas e resfriadas representaram menos de 17% do total.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink