CI

AveSui 2011 movimenta R$ 400 milhões em negócios

Feira considerada sucesso de público e já projeta números ainda melhores para próxima edição, de 02 a 04 de abril de 2012


Feira considerada sucesso de público e geração de negócios já projeta números ainda melhores para próxima edição, de 02 a 04 de abril de 2012, no ExpoCenter Norte, em São Paulo (SP)

Impulsionada pelo ritmo positivo do mercado de aves e suínos no Brasil, a AveSui 2011, maior feira latino-americana da indústria de aves, ovos e suínos, registra balanço positivo, segundo os organizadores, com público de 18 mil visitantes participantes das plenárias e da feira de negócios que lotaram o Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis (SC), de 17 à 19 de maio.


Segundo levantamento realizado pela organização com os expositores, o volume de negócios gerados neste ano foi de R$ 400 milhões, crescimento de 5% em relação à edição de 2010.

O balanço feito sobre a programação do X Seminário Internacional de Aves e Suínos também sinaliza para um saldo positivo das palestras e mesas de discussão que reuniram especialistas de países da América Latina, Ásia e Europa com objetivo de debater temas diversos ligados a produção e comércio de produtos dos setores avícola e suinícola mundial.

O Painel Conjuntural de Mercado, que abriu a programação da AveSui 2011, reuniu especialistas como Larry Rohter, jornalista e autor do livro Brazil on the Rize; Fernando Pereira, presidente do grupo Agroceres/Multimix; Marcus Vinícius Pratini de Moraes, ex-ministro da agricultura e atual membro do conselho de administração do Grupo JBS; e a jornalista e cientista política Lucia Hipólito. Na pauta: os caminhos para o Brasil se consolidar como grande fornecedor mundial de carne de frango e suína nos próximos anos.

Os palestrantes foram unânimes em destacar os esforços feitos pelo Brasil para avançar nas negociações bilaterais com países potenciais clientes da carne suína e de frango, mas apontaram para os gargalos no campo das políticas públicas e falhas na infraestrutura que limitam o potencial exportador do país, além de promover perdas de parte da produção agrícola, situação motivada principalmente pela falta de investimentos e excesso de burocracia.

Outro assunto também bastante explorado está relacionado ao câmbio valorizado, fator que se por um lado limita a ação de empresas brasileiras que atuam na exportação de commodities agrícolas, por outro surge como uma excelente oportunidade que grupos nacionais invistam na aquisição de ativos de empresas em outros países, como já tem ocorrido com as companhias do setor de alimentos que adquiriram empresas nos EUA e UE.


Segundo Andrea Gessulli, diretora da AveSui, a feira retratou o momento favorável das duas cadeias. Hoje a carne de frango é a principal proteína animal consumida pelo brasileiro e a carne suína, cada vez mais, ganha espaço no mercado interno e também no internacional, haja vista que recentemente foi conquistada a abertura do mercado chinês.

“Além de viabilizar contatos que resultarão em novas parcerias no decorrer do ano. A feira proporcionou a oportunidade de troca de informações entre produtores e expositores. Além disso, todos os participantes saíram de Florianópolis com uma bagagem maior, já que as informações transmitidas aos visitantes são dos maiores especialistas em produção de aves e suínos”, conclui Andrea.

Próxima edição - A AveSui América Latina 2012 já está marcada. O evento será realizado entre 02 e 04 de abril, no pavilhão amarelo do ExpoCenter Norte, em São Paulo (SP).

As informações são da Texto Assessoria de Comunicações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.