CI

Aviação: Petrobras promete repor gasolina de aviação

Se a informação se confirmar, deve diminuir o risco de parada de parte do setor aeroagrícola


Foto: Divulgação

Em uma reunião entre o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SIndag) e a Petrobrás, intermediada pelo senador Luis Carlos Heinze,  a estatal prometeu repor a gasolina para aviação.  Com isso, a expectativa é de que na próxima semana as distribuidoras locais comecem a substituir os lotes de baixa qualidade do combustível comercializados nos últimos dias.  

Se a informação se confirmar, deve diminuir o risco de parada de parte do setor aeroagrícola – que está no auge das operações de safra em quase todo o País. Isso representaria alívio também a parte do setor de táxi aéreo, aviação de instrução, de lazer e outros segmentos que utilizam avgas.   

 “A expectativa agora é sobre como as revendedoras nos Estados farão a logística reversa”, ressalta o presidente do Sindag. Isso porque quem recebeu lotes de avgas com problemas teria primeiro retirar o combustível de seus reservatórios, para daí armazenar o produto novo.  A mobilização do Sindag em busca de respostas começou logo que a BR Distribuidora divulgou nota, na terça-feira (2), informando ter detectado problemas em lotes de combustível, que estaria abaixo de padrões técnicos. A empresa disse que havia suspendido a comercialização, estava providenciando o recolhimento do produto comercializado e pedida que ele não fosse usado.   

“Se na aviação não há margens para erros, menos ainda na agrícola, onde se voa a baixa altura e desviando de obstáculos. Ou seja, qualquer falha por combustível ruim é fator inadmissível”, completa o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, que também participou do encontro.   

Embora o problema tenha sido maior na aviação de instrução, lazer e táxi aéreo (apenas algumas empresas aeroagícolas pararam aviões devido a lotes de avgas com baixa qualidade), o Sindag se mobilizou também para garantir que a questão não se prolongasse.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.