Aviação agrícola ajuda a controlar incêndio em Minas Gerais
CI
Agronegócio

Aviação agrícola ajuda a controlar incêndio em Minas Gerais

A Aviação Agrícola ajudou a controlar o incêndio ocorrido neste mês, no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Minas Gerais
Por:
A Aviação Agrícola ajudou a controlar o incêndio ocorrido neste mês, no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Minas Gerais. As chamas destruíram 359 hectares do parque e o combate contra o fogo durou cerca de 40 horas. Enquanto 120 bombeiros e voluntários trabalhavam em terra, três aviões da empresa Americasul Aeroagrícola Ltda, do Mato Grosso, operavam no parque, que fica entre Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho.

As operações aéreas ocorreram a partir do Aeroporto da Pampulha, na capital mineira. Os aviões ainda ficaram no local alguns dias depois de extinto o incêndio, para eventuais operações de rescaldo sobre a mata. “Temos um convênio com o governo de Minas Gerais, pelo qual, de 15 de junho a 15 de novembro, mantemos aviões no Estado, de prontidão para casos de incêndio florestais”, conta o diretor da Americasul, André Schlindwein.

A Americasul presta serviço ao governo de Minas desde 2005. “Começamos operando com um avião. O número subiu para seis no ano seguinte, sete em 2007 e, neste ano, estamos com nove aeronaves”, explica Schlindwein. Enquanto no resto do ano os aviões trabalham nas atividades agrícolas, na época dos incêndios florestais eles ficam estacionados em Curvelo. “O equipamento fica pronto para entrar em ação imediatamente, já que é importante um ataque rápido aos focos de incêndio, para evitar que se alastrem”, assinala Schlindwein. A Americasul tem sede em Cuiabá, onde funciona, desde abril, na Estância Santa Rita.

Prerrogativa

No Brasil, as empresas de aviação agrícola estão habilitadas a realizarem operações contra incêndios florestais. A prerrogativa é prevista no Decreto-Lei 917, de 7/10/69 (em seu Artigo 2.º, parágrafo 2.º) e no Decreto 86.765 de 22/12/81 (Artigo 2.º - “As Atividades de Aviação Agrícola compreendem:... letra e - combate a incêndios em campos ou florestas").

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.