CI

Avicultura em São Paulo em um qüinqüênio: ovos, 15% a mais; carne de frango, 11% a menos

IEA da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo apontam que em 2018 a avicultura de postura paulista produziu pouco mais de 1,220 bilhão de dúzias de ovos


Dados preliminares do Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo apontam que em 2018 a avicultura de postura paulista produziu pouco mais de 1,220 bilhão de dúzias de ovos,volume quase 9% superior ao registrado no ano anterior.

Nos últimos seis anos o setor registrou apenas um retrocesso – em 2014, ocasião em que a produção anual caiu perto de 10% em relação ao ano anterior. Porém, a partir daí o crescimento foi contínuo. Comparativamente a cinco anos antes o volume produzido aumentou mais de 15%, desempenho que corresponde a um incremento médio em torno de 3% ao ano. 

Já a carne de frango paulista vem percorrendo um caminho que, senão totalmente, vem apresentando características inversas. O pico de produção do setor ocorreu em 2015, no ano seguinte observando-se retração próxima de 8%. Em 2017 houve breve reação, mas insuficiente para cobrir a perda anterior. O tombo maior, porém, ocorreu em 2018, ano em que o volume produzido recuou pouco mais de 11%.

No qüinqüênio, o volume produzido caiu 11,5%, índice que configura retração média próxima de 2,5% ao ano. Porém, comparativamente ao pico de 2015, o refluxo não ficou muito distante dos 16%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.