CI

Avicultura paranaense abateu mais de 147 milhões de cabeças de frango em novembro

Paraná elevou em 5,1% sua produção


Novembro marcou mais um recorde para a avicultura paranaense. Com 147 milhões de cabeças de frango abatidas, o Paraná conseguiu sua melhor marca no décimo primeiro mês do ano em sua história, elevando em 5,1% sua produção, em comparação ao mesmo período de 2017 (139,8 milhões de cabeças), recorde anterior para o mês, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). 

As exportações também mantiveram o bom ritmo nesse segundo semestre, alcançando 118,6 mil toneladas, com receita de US$ 187,9 milhões, somente no décimo primeiro mês do ano. Em comparação à 2017, o Paraná conseguiu elevar em aproximadamente 0,5% os embarques dessa proteína animal entre os meses de julho e novembro, alcançando 696,7 mil toneladas contra 693,6 toneladas do ano anterior, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

“O trabalho em conjunto na produção, integrando os pequenos avicultores com as cooperativas, permitiu que superássemos os desafios do primeiro semestre para conseguir finalizar o ano com esse crescimento. Temos a expectativa que para o ano que vem o mercado interno volte a aquecer, graças ao aumento do poder de consumo das famílias”, avalia o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins.

Aumento nas exportações
O saldo positivo nas exportações teve forte participação de dois países em novembro. O Egito ampliou em cerca de 121% suas importações de carne de frango paranaense, em comparação a outubro desse ano, conseguindo alcançar 5,3 mil toneladas recebidas (ante 2,4 mil toneladas do mês anterior). Já a China, terceiro maior importador da proteína animal do Paraná, aumentou em 21,7% suas compras, fechando o décimo primeiro mês do ano com 15,5 mil toneladas (contra 12,7 mil toneladas em outubro de 2018).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.