Avicultura prevê crescimento com problemas na Ásia e EUA
CI
Agronegócio

Avicultura prevê crescimento com problemas na Ásia e EUA

Por:

Os últimos números divulgados sobre as exportações de frango deixaram o setor eufórico. Após previsões iniciais de crescimento entre 10% e 15%, por problemas sanitários na Ásia e Estados Unidos, o faturamento cresceu 40% em fevereiro na comparação com o mesmo período de 2003, atingindo US$ 187,4 milhões.

Em volume, o incremento foi menor, de 6,4% (185 mil toneladas). Estes números trazem grandes perspectivas para Santa Catarina, que responde por cerca de um terço das exportações de aves.

Para o mestre em agronegócios e pesquisador de sócio-economia da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, Pedro Guedes, Santa Catarina deverá estar entre os beneficiados desta expansão do frango nacional no mercado externo. Tudo porque as principais indústrias como Sadia, Seara, Perdigão e Aurora têm melhores condições de buscar estes espaços.

Depois de um crescimento de 6,1% no Estado em 2003, o frango pode crescer 20% em exportações em 2004, segundo o pesquisador da Embrapa. O analista do mercado de carnes do Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina (Icepa), Jurandi Soares Machado, disse que existe uma boa perspectiva para as exportações de carnes. Ele afirmou que há um mercado aberto no Japão, devido a problemas sanitários nos Estados Unidos.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink