CI

Avicultura russa cria entidade de âmbito nacional

Congregando empresas que representam mais de 60% da produção local, a avicultura russa acaba de criar a União Nacional de Avicultores


Congregando empresas que representam mais de 60% da produção local, a avicultura russa acaba de criar a União Nacional de Avicultores, entidade identificada pela sigla, em inglês, NUPF. Sergei Ltukhov, ex-presidente da Associação Russa de Médicos Veterinários assume a diretoria geral da nova associação.

Um dos principais objetivos da entidade é a promoção dos produtos avícolas russos nos mercados interno e externo, adianta Ltukhov. Mas o que chama a atenção nessa iniciativa é a demonstração de conscientização, por parte das lideranças avícolas, de que o período de crescimento extensivo da produção local terminou.

Efetivamente, depois de se manter por mais de uma década como a maior importadora mundial de carne de frango, a Rússia reverteu esse posicionamento e, hoje, é (embora em pequena escala) exportadora do produto. Graças, naturalmente, aos investimentos oficiais – responsáveis por um aumento de cerca de 180% na produção de carne de frango dos últimos 10 anos (1,680 milhão de toneladas em 2008; mais de 4,7 milhões de toneladas em 2018 – expansão média de quase 11% ao ano).

Ciente de que esse nível de expansão se esgotou (o incremento previsto para 2019 não é muito superior a 1%), o setor reconhece que o momento, agora, é de melhora qualitativa do processo. Assim, coloca como prioridade a adoção de modernas tecnologias de criação, abate e processamento, bem como a introdução do setor na era digital.

Outras prioridades incluem a ampliação do potencial de exportação da indústria e o aumento das vendas para o exterior, o que implica em garantir a qualidade do produto e atender os padrões internacionais de segurança alimentar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.