CI

Azeites italianos e portugueses são destaques da 4ª ExpoAzeite

La Rioja e Allfood antecipam novidades que estarão em degustação durante feira


La Rioja e Allfood antecipam novidades que estarão em degustação durante feira internacional que acontece em setembro

Nos dias 13 e 14 de setembro, em São Paulo, e 16 no Rio de Janeiro, acontece a quarta edição da mais importante feira de azeites do Brasil, a ExpoAzeite. E entre os participantes do evento na capital paulista, La Rioja e Allfood antecipam seus destaques reservados para degustação durante a mostra.

Também patrocinadora do evento, a La Rioja apresenta a linha de azeites italianos extravirgens Bartolini, elaborados na região da Úmbria pela empresa Frantoio Oleario Bartolini Emilio, que produz azeites desde 1850. “A marca Bartonili ostenta os selos de identificação que atestam qualidade, origem e a região de produção: D.O.P. - Denominação de origem protegida; I.G.P. - Indicação Geográfica Protegida e ICEA – Instituto de Certificação Ética e Ambiental Agricultura Biológica”, acrescente Walter Leone, gerente de marketing da La Rioja.

A linha Bartolini ‘Tradicional’ é composta pelos azeites: Italiano extravirgem Bartolini DOP Umbria - produzido com 60% de azeitonas tipo Moraiolo, 20% Leccino e 20% Frantoio, com cor verde ouro, perfume intenso e gosto frutado de oliva, ligeiramente picante; Italiano extravirgem Bartolini IGP Toscano – blend das azeitonas Leccino, Moraiolo e Frantoio, com cor amarelo ouro e tonalidades verdes. É ligeiramente picante e com gosto frutado de oliva; Italiano extravirgem Bartolini Clássico – blend composto por uma seleção das melhores olivas (Moraiolo, Leccino e Frantoio); Italiano Bartolini Biológico – sabor generoso e rico em perfume. É produzido através de olivas cultivadas sem tratamento químico, ou seja, dentro de um rígido controle de agricultura orgânica e biológica. Blend das azeitonas Leccino, Moraiolo e Frantoio e Azeite Italiano Bartolini Fruttato – produzido através de uma seleção de azeitonas tipo Leccino, Moraiolo e Frantoio. É envasado sem filtrar após permanecer decantando por um breve período. Seu aspecto turvo se deve às micropartículas da polpa da oliva em suspensão, que confere ao azeite um gosto forte e definido.

Já a linha ‘Aromatizada’ é produzida através de sucessivos processos de filtragem com adição de condimentos exclusivamente naturais como: Alho; Basílico (manjericão); Funghi Porcini; Limão e Rosmarino (alecrim).

Considerada um dos principais fornecedores de azeite do mercado nacional, a La Rioja terá, ainda, sua linha completa da categoria, que contempla mais de 20 marcas de diferentes tipos e origens.

Já a Allfood, empresa dinâmica e comprometida com a gastronomia no Brasil, importadora e distribuidora de alimentos finos, destaca o azeite de oliva extravirgem Azal, em garrafa de 500 ml. De origem portuguesa, o produto é resultado de uma criteriosa seleção das azeitonas Galegas, Cobrançosa e Arbequina.

“O azeite apresenta um paladar frutado muito fresco, numa conjugação harmoniosa entre o amargo suave e o ligeiro picante. Por isso, pode ser perfeitamente utilizado tanto em pratos frios quanto quentes”, explica Carla Junqueira, Coordenadora de Marketing da Allfood. Além disso, trata-se de um azeite com certificado qualidade emitido em maio de 2010 pelo laboratório de estudos técnicos em Lisboa.

A linha Extravirgem Azal se completa com os rótulos: Terra Azal, que é biológico; DOP Azal, com denominação de origem protegida do Norte Alentejo; Temperamento, com flor de sal e louro; e Memória, que apresenta perfeito estado de maturação.

A ExpoAzeite é a mais importante feira do produto no País. Desde 2009 é realizada junto à DeliFood, unindo o que há de melhor em alimentos refinados para o mercado brasileiro.

Em São Paulo, acontece nos dias 13 e 14 de setembro, das 10h às 20h, no Centro Fecomércio de Eventos. No Rio de Janeiro, a feira será em 16 de setembro, das 12h às 20h, no Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. As entradas são gratuitas.

A organização é da JKPG – empresa com quase 15 anos de experiência em eventos, estratégias de marketing e treinamento. Para mais informações, o site é www.expoazeite.com.br, ou através do email [email protected] e telefone 11 3071-2277.

Outras participações confirmadas para 2010: D'Olivino, Di Salerno, Scholle, La Rambla, Pieralisi, Ativa, Mar e Mar, Malbec do Brasil, Agromilllora, Azeites de Extremadura, Familia Zicardi – Argentina, Olivares de Victoria – Argentina, Agroland – Uruguai, Skorin, Vargas Arizu – Argentina, Olivares de Quepu, Anatólia, Niguemi – Itália, Pazze, Preebor e Granfino.

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.